Santos populares: inspiração de testemunho de vida cristã
Compartilhe

Chegamos ao mês de junho que para nós, brasileiros, logo sugere as comemorações dos chamados “santos populares”, ou seja, as festas de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Perante esse mês devocional, sugiro uma reflexão sobre o caminho de santidade em testemunhar Jesus.
Mas, o que tem haver a vida de santidade com as festas populares desses santos?
Simples e bem compreensível a resposta: todos esses santos testemunharam Jesus com a palavra e com o testemunho da vida, e assim como Pedro, Paulo e João Batista, com o sacrifício da própria vida. O que é ser testemunha de Jesus e porque é preciso “receber a força do Espírito Santo” para dar testemunho? Vejamos alguns pontos:
Testemunho é doar a própria vida ao anúncio público de Jesus, do Evangelho e o Reino de Deus, sofrendo as perseguições desta sociedade moderna, que a todo tempo anula a sacralidade de Jesus Cristo e da Igreja. Assim testemunhar publicamente quer dizer que todos os dias, na família e nos ambientes em que estamos inseridos (trabalho, trânsito, sociedade, amigos, clube, etc…) anunciamos os valores do Evangelho e damos testemunho de nossa fé em Cristo e na Igreja.
Para isso necessitamos diariamente da força do Espírito Santo, sem a qual não somos nada e não conseguiremos fazer coisa alguma. Devemos ser fermento do Evangelho, vivemos em uma sociedade que não perdoa, não tem fraternidade, cultiva o individualismo e alimenta o ódio e a vingança. Por isso, a necessidade de viver e testemunhar o Evangelho, vivendo o amor, anunciando a partilha e fazendo a diferença nesta sociedade perversa.
Perante essas barreiras impostas pelo mundo, é que devemos nos gastar e desgastar pelo anúncio do Reino de Deus, sendo discípulos missionários de Jesus, continuando a sua obra de anúncio do Evangelho.
Desta forma os santos populares são exemplos a seguir neste caminho de santidade e anúncio do Reino. Santo Antônio deu testemunho de Jesus através da Palavra, anunciando o Reino de Deus aos seus contemporâneos. Quando falamos que somos seguidores de Jesus e que queremos “viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou”, afirmamos perante todos, que não concordamos com as injustiças, com ódio e com descriminação de pessoas, ao agir diferente de tudo isso, estamos dando testemunho de Jesus, assim como Santo Antônio.
São João Batista, São Pedro e São Paulo, além de dar testemunho pela Palavra, deram testemunho de Jesus derramando seu sangue através do martírio. Ambos são testemunho de vida. Não precisamos derramar o sague para dar testemunho de Jesus. Quando, de forma silenciosa agimos de acordo com os valores das bem-aventuranças anunciadas por Jesus e, assim quando vivemos de acordo com o Pai Nosso, estamos dando nosso testemunho de vida. Lembremos das palavras de São Paulo VI: “ O mundo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres, e se acredita nos mestres, é por que são testemunhas. ”
Portanto leitores(as), procuremos fazer da nossa vida um testemunho, seguindo Jesus Cristo e a Igreja. Há por traz de cada festa popular um testemunho da Palavra e de vida. Vamos comemorar os santos populares lembrando e se inspirando no seu testemunho.

 Diác. Tadeu Eduardo Italiani