Devotos voltam às ruas para louvar Santa Rita
Compartilhe

No último domingo (22/05), os fiéis devotos de Santa Rita puderam retomar a tradicional procissão em louvor à “santa as causas impossíveis”. Nos anos anteriores, devido à pandemia, foi realizada a carreata que percorreu não só as ruas do centro, mas como de diversos bairros da cidade.

A festa em louvor a Santa Rita teve início no dia 10 de maio, com a novena realizada na igreja de Santa Rita. Contando com exposição do Santíssimo, recitação do Santo Terço e finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento, a novena teve a participação dos Diáconos Permanentes das paróquias da cidade.

Na quinta-feira (19/05), teve início o Tríduo Preparatório à festa, com a celebração da Santa Missa. No domingo, dia litúrgico de Santa Rita, o frio deu uma amenizada e a frente da Igreja ficou repleta de devotos para a missa solene, presidida pelo Pe. Adriano Silva, missionário de nossa Diocese em Roraima.

No período da tarde, às 16h, não só a frente da Igreja mas as ruas próximas ficaram repletas de fiéis que rezaram o Terço e, em seguida, participaram da tradicional procissão. Mesmo com o frio do final da tarde, foi surpreendente a presença massiva e a demonstração de fé do povo ituano na procissão deste ano.

Uma procissão calorosa que teve o andor de Santa Rita de Cássia carregada nos ombros dos féis, percorrendo as ruas centrais de Itu com orações e cânticos entoados pelo povo. A procissão teve o apoio da GCMI (Guarda Civil Municipal de Itu), proporcionando maior tranquilidade aos devotos durante o trajeto.

A chegada da procissão e do andor foi emocionante! Defronte à igreja, o Vigário Paroquial, Pe. Salathiel Westphalen de Souza, recebeu os devotos e, em seu sermão de acolhida, lembrou que Santa Rita está no Coração da Cidade de Itu, mas “mora especialmente bem no fundo do coração do povo ituano”.

Concluído o sermão, Pe. Salathiel abençoou as rosas levadas pelo povo e encerrou o evento com a bênção da relíquia de Santa Rita.

Abaixo, imagens da procissão.

(Fotos: Juliano Christofoletti)