Ituano vence líder e quebra tabu!
Compartilhe

Jogando uma partida de muita disposição, o Galo rubro-negro venceu em casa, o até então líder Bahia por 1 a 0. O zagueiro Bernardo foi o autor do gol marcado aos 24 minutos do primeiro tempo. A vitória além de trazer o Ituano de volta para a luta do G4, ainda quebrou um tabu que durava 17 anos, pois, pela Série B de 2004 e de 2005, nas duas partidas disputadas, vitórias do Bahia, ambas no Novelli Júnior.

O jogo aconteceu no Majestoso da Vila Nova, na sexta 29/4, às 21h30, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2022, quando o Rubro-Negro derrotou o Bahia por 1 a 0. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Bernardo, de cabeça, após cobrança de escanteio, fez o gol que garantiu a vitória do Galo contra o Tricolor baiano.

Na classificação, a quarta colocação tem Chapecoense, Ituano e Sport, com oito pontos conquistados em cinco jogos. No critério de desempate, o número de cartões amarelos; 11 da Chape contra 17 do Galo. O Sport tem saldo de um gol a menos. Já o Bahia com dez pontos agora divide o primeiro com Grêmio e Cruzeiro.

O jogo

O Bahia criou a primeira chance perigosa do duelo. Com quatro minutos, quando Daniel tabelou com Davó, arriscou o chute cruzado e obrigou Pegorari a defender com o pé direito. A resposta do Galo veio aos cinco, em chute de Pacheco por cima e aos 17, com Aylon chutando de longe e a bola beliscou a trave antes de sair.

O Ituano seguiu pressionando, e ganhou escanteio de “graça” do zagueiro Ignácio. Aos 24 minutos, Kaio cobrou o escanteio na primeira trave, Bernardo subiu e cabeceou a bola, que ainda bateu na trave esquerda, antes de ir para o fundo das redes. Em desvantagem, o Tricolor ficou mais com a posse, mas pouco atacou. Com isso, o placar se manteve até o intervalo.

Com o placar adverso Guto Ferreira mudou a tática do Esquadrão de Aço para pressionar ainda mais. Aos seis da segunda etapa, Marco Antônio fez a jogada individual, entrou na área e soltou uma bomba por cima do gol. Aos 14, Rildo arriscou a finalização e Pegorari espalmou.

O Tricolor baiano seguiu em busca do seu gol. Aos 31, Davó recebeu no ataque, tirou a marcação e encheu a canhota, mas o arqueiro rubro-negro foi buscar, espalmando para linha de fundo. Já aos 39, Daniel levantou na medida para Luiz Otávio, que cabeceou para fora. Apesar de ter criado chances, a equipe visitante não conseguiu marcar e o Ituano ficou com os três pontos.

Que venha o Novorizontino

O próximo compromisso do Ituano é no sábado (7), às 19 horas, diante do Grêmio Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.