Paróquias celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
A Igreja em todo mundo celebrou, na Semana Santa, o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. As cerimônias do Tríduo Pascal e a grande festa da Páscoa foram celebradas de acordo com a liturgia específica para cada dia.
Nas paróquias de Itu, a participação dos fiéis foi bastante intensa, após as restrições dos dois últimos anos, devido à pandemia do coronavírus. Confira abaixo algumas imagens das cerimônias nas paróquias e comunidades.
Os álbuns completos – com quase 2.000 fotos das cerimônias realizadas entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa – estão disponíveis neste link.
O jornal “A Federação” agradece à Pastoral da Comunicação (PASCOM) das paróquias de Itu, que, graças à parceria estabelecida com o jornal, permitiu a divulgação, neste site, das imagens das cerimônias da Semana Santa a cada dia, montando um grande painel das celebrações na cidade.
Tríduo Pascal e festa da Páscoa nas paróquias de Itu
Ceia do Senhor
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na noite da Quinta-feira Santa (14/04), as paróquias e comunidades de Itu deram início ao Tríduo Pascal. Na cerimônia que relembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, celebra-se a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
Em várias dessas cerimônias foi também realizado o ritual litúrgico do lava-pés, relembrando o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos. Nas paróquias Nossa Senhora da Candelária e São Cristóvão, crianças estudantes representaram os discípulos, em alusão à Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação”.
Logo após a cerimônia da Ceia do Senhor, teve início a Vigília de Guarda ou Vigília Eucarística, que relembrou o momento de oração de Jesus no Horto das Oliveiras, sua prisão e seu flagelo antes da crucificação. Grupos de pastorais e movimentos se revezaram ao longo da Vigília, que foi marcada especialmente pelo silêncio e pela oração pessoal.
Veja mais fotos da Quinta-feira Santa em Itu neste link.
Sexta-feira da Paixão de Cristo
Na Sexta-feira Santa (15/04), a Igreja lembrou o Mistério da Paixão e Morte de Jesus. Em torno de 15h, horário em que Jesus foi morreu, foi celebrado nas diversas paróquias e comunidades da cidade o Ofício da Paixão do Senhor, celebração também conhecida como Adoração da Cruz. Nela, o celebrante se prostra totalmente diante do altar, em sinal de total reverência a Deus e ao sofrimento e à morte de seu Filho. Após as leituras bíblicas, o celebrante apresenta a Cruz aos fiéis que, um a um, se ajoelham para adorá-la.
Nas paróquias de Itu também foram realizadas outras cerimônias, com o intuito de contribuir para a maior vivência da Paixão e Morte de Jesus. Na paróquia São Judas Tadeu foi realizada a Via Sacra nas ruas, saindo da comunidade Santa Clara, passando pela comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e chegando à Matriz São Judas Tadeu, num percurso de cerca de 2 quilômetros. Nas paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, foi realizada a Via Sacra Encenada, relembrando o caminho de Jesus até o Calvário.
Veja mais imagens da Sexta-feira Santa neste link.
Vigília Pascal
No Sábado Santo (16/04), foi celebrada em todas as paróquias a Vigília Pascal, que marca a passagem de Jesus da morte para a vida. A cerimônia tem início do lado de fora da igreja, com a Bênção do Fogo Novo. O Círio Pascal, representando Jesus Ressuscitado, é aceso nesse fogo e rompe a escuridão dentro da igreja, que vai se iluminando gradativamente. A liturgia da Palavra lembra a aliança que Deus fez com seu povo, desde os tempos mais remotos até a vinda de seu Filho ao mundo, sua morte e ressurreição.
Nas paróquias São João Batista, São Judas Tadeu, São Luiz Gonzaga e Senhor do Horto e São Lázaro, vários adultos receberam os Sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Crisma, como parte do Rito de Iniciação Cristã de Adultos.
Na Oração Universal, os fiéis rezaram também pelo fim dos conflitos e das guerras em todo o mundo, atendendo a um pedido do Papa Francisco.
Veja mais imagens do Sábado Santo neste link.
Domingo da Páscoa do Senhor
O Domingo da Ressureição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado e ali permaneceu até a ressurreição. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.
Como uma ressonância da Vigília Pascal, centro de todo o Ano Litúrgico, foram celebradas missas festivas durante todo o Domingo de Páscoa nas paróquias e comunidades de Itu. Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, a Missa de Páscoa marcou o batizado de 19 crianças. Na Igreja do Carmo, a celebração contou também com a presença das crianças e adolescentes do projeto “Som do Carmelo”, que recebem aulas gratuitas sobre o instrumento.
Na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, as crianças que participaram da Missa de Páscoa ganharam ovos de chocolate. Em todas as celebrações, a alegria pela Ressurreição de Cristo foi a marca principal!
Veja mais imagens do Domingo de Páscoa em Itu neste link.