Quebrando tabus, Ituano é bi do Interior!
Compartilhe

Em noite de gala; Ituano vence o Botafogo fora de casa, conquista título do Troféu do Interior pela segunda vez, e de quebra, derruba tabus; sem vencer fora de casa na temporada, e há 10 anos não vencia o Tricolor, em Ribeirão Preto.

Na quinta-feira 31/03, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, mesmo numa noite muito, mais muito chuvosa, o Galo foi soberano, valente e audaz. Os pupilos de Mazola Júnior sobraram em Ribeirão Preto, é bem verdade que ajudado em parte, pela expulsão de Tárik, com apenas 35 minutos de jogo, o rubro-negro marcou bem e soube trabalhar a bola, com destaques para os três de frente; Aylon, Rafael Elias e João Victor. Rafael Pereira, Aylon e Igor Henrique, e que golaço, marcaram os gols do Galo, que venceu, garantindo, a taça, 360 mil reais e vaga na Copa do Brasil em 2023.

O jogo

Apesar do domínio, a posse de bola do Pantera ter sido maior na primeira etapa, o Ituano não foi em momento algum ameaçado pelo Botafogo. Por outro lado, o Ituano foi mais efetivo, cirúrgico. Aos nove minutos, Kaio cobrou falta da esquerda, Rafael Elias recebe a bola dentro da área e chuta por cobertura, o goleiro Deivity defende parcialmente, na sobra, o zagueiro Rafael Pereira cabeceia abrindo o placar para o Galo. O Botafogo pressionou, mesmo sem efetividade, assustando com chutes de fora da área de Fillipe Souto e Bruno Michel, que parou no goleiro Pegorari. Aos 36 minutos, o volante Tárik foi expulso e deixou as coisas ainda mais complicadas para os donos da casa. O Ituano ainda teve a chance de aumentar no primeiro tempo, com o zagueiro Léo Santos, aos 42 minutos, ele recebe o cruzamento e cabeceia a bola que passa rente a trave direita de Deivity.

Precisando mudar o cenário do primeiro tempo, o técnico Leandro Zago veio com duas alterações Matheus Carvalho e Dudu nos lugares de Tiago Reis e Mantuan, respectivamente, mas sem efeito. Aos oito minutos, o Ituano ampliou o placar. Mário Sérgio pela esquerda cruzou, a bola resvalou no corpo de Joseph e na coxa de Diego Guerra, sobrando para Aylon, que na pequena área, bateu a esquerda do goleiro tricolor.

O gol sacramentou a atuação do Galo, tirando qualquer possibilidade de reação do Botafogo. Evidenciando a melhor performance, o Ituano ainda teve boas chances com Aylon que cabeceou a direita do gol adversário e com Kaio, que arriscou chute para boa defesa de Deivity. Aos 35 minutos, Igor Henrique entrou no lugar de João Victor, e um minuto depois, recebeu a bola na entrada da área, e bate no ângulo esquerdo, marcando um golaço, o terceiro e fechando o placar, garantindo o título para o Ituano.

Fim do tabu

O Ituano não deixou Ribeirão Preto apenas com o título. O Galo também encerrou jejum que durava uma década e nove jogos (cinco derrotas e quatro empates). A última vitória sobre o Botafogo no estádio Santa Cruz havia sido em 2012, em confronto válido pela Copa Paulista. Os gols da vitória por 2 a 1 naquele ano foram marcados pelo centroavante Marcão.

Lista de campeões

A Federação Paulista de Futebol (FPF) criou o atual formato do Troféu do Interior em 2007. Desde então, as tiveram 11 campeões diferente. Tetracampeã, a Ponte Preta é a maior vencedora. O Ituano é o segundo time a conquistar o bicampeonato. Veja abaixo a lista de vencedores ano a ano:

2007 (Guaratinguetá); 2008 (Grêmio Barueri); 2009 (Ponte Preta); 2010 (Botafogo-SP); 2011 (Oeste); 2012 (Mogi Mirim); 2013 (Ponte Preta); 2014 (Penapolense); 2015 (Ponte Preta); 2016 (não houve disputa); 2017 (Ituano); 2018 (Ponte Preta); 2019 (RB Brasil); 2020 (RB Bragantino); 2021 (Novorizontino) e 2022 (Ituano).

 

Ficha técnica – Botafogo SP 0 x 3 Ituano

Final do Troféu do Interior do Campeonato Paulista 2022

Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Data/horário: 31 de março de 2022, às 20h00

Público e Renda: Pagantes: 4.486, Não pagantes: 323, Total: 4.809, R$ 89.305,00

Arbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo. A1: Fabrini Bevilaqua Costa, A2: Daniel Luis Marques, 4º A: Pablo Rodrigo Soares De Oliveira e VAR: Daiane Muniz dos Santos.

GOLS: Rafael Pereira; aos 9 minutos do 1T, Aylon; aos 8 e Igor Henrique; aos 36 do 2T (ITU). CA: Joseph e Tárik (BOT). Pegorari, Bernardo e Roberto (ITU). CV: Tárik (BOT).

Botafogo: Deivity; Marlon (Moralles), Joseph, Diego Guerra e Jean Victor; Tárik, Emerson, Fillipe Soutto e Mantuan (Dudu); Tiago Reis (Matheus Carvalho) e Bruno Michel (João Lucas). Técnico: Leandro Zago.

Ituano: Pegorari; Pacheco, Leo Santos, Bernardo e Roberto (Mário Sérgio); Rafael Pereira (Jimenez), Lucas Siqueira e Kaio (Gabriel Barros); Aylon (Gerson Magrão), Rafael Elias e João Victor (Igor Henrique). Técnico: Mazola Júnior.

Agenda

Agora o Ituano tem sua atenção voltada para a disputa da Série B do Brasileiro. O técnico Mazola Júnior dará três dias de folga ao elenco, retornando na segunda-feira, visando à estréia no sábado, dia 9 de abril, às 16h, contra a Chapecoense, fora de casa.