CF 2022: Agir
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A Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 32,26), tem a proposta de promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Em seu texto-base, aborda o tema sob os aspectos de “Escutar”, “Discernir” e Agir”. Neste texto, trataremos do assunto sob o aspecto do “Agir”, no qual se busca tomar atitudes frente à escuta da realidade e ao discernimento por meio da Palavra de Deus. A arte de escutar conduz ao discernimento e ao agir na transformação da realidade social.

Nessa perspectiva, uma educação humanizada não pode se limitar a fornecer um serviço de formação. A educação para uma nova sociedade precisa ir além de uma carreira profissional e deve focar também na realização do bem comum e social, por meio da educação para a construção de um projeto de vida.

Sendo necessariamente social e não particular, a educação necessita de um pacto que envolva todos os setores da sociedade, de todo o mundo: um pacto educativo global, como propõe o Papa Francisco. Assim, uma educação frutífera não dependerá apenas da preparação de professores e da habilidade dos alunos, mas da qualidade dos relacionamentos que se estabelecem. Educar para o humanismo solidário é construir a civilização do amor por meio da esperança, diálogo, justiça e fraternidade.

Educar é iniciar processos a partir de pequenas práticas. Em tempo de pandemia é preciso ousadia e criatividade para superar as dificuldades impostas pela realidade. Também é necessário apoiar a formação dos professores como educadores dos valores fundamentais da sociedade. Inclusive apoiando o ensino religioso nas escolas, que este seja ecumênico e com professores preparados.

Na ação pastoral, a educação das comunidades eclesiais missionárias deve integrar as pessoas com deficiência à educação da fé, criando iniciativas em prol da paz e da justiça. Instituindo ações concretas na educação inclusiva de acordo com a realidade local.

“Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade. Avaliar o esforço e o compromisso com a educação no lugar onde moramos é um passo importante para construir caminhos novos que conduzam a uma educação de qualidade.” (Texto Base, nº 269)

(com informações do Portal Xaverianos Brasil)