Dom Vicente em Malta: 50 anos de sacerdócio e encontro com Papa Francisco
Compartilhe

O Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, encontra-se na Ilha de Malta, sua terra natal, desde o dia 8 de março. Na visita, Dom Vicente inicia as comemorações pelos 50 anos de sua Ordenação Presbiteral e se encontrará com o Papa Francisco.

Nesta terça-feira, dia 14, Dom Vicente iniciou a pregação de um retiro, do qual participam os 13 padres que foram ordenados junto com ele, há 50 anos. “São treze padres, 14 comigo, colegas do curso de Filosofia. Nós entramos no Seminário em setembro de 1964”, recorda. Eles se ordenaram em 17 de dezembro de 1972.

O tema central do encontro, escolhido pelo próprio Dom Vicente, único Bispo da turma, é “A Formação dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo”, fundamentado no Documento de Aparecida, n. 278, que apresenta os cinco passos do processo de formação de discípulos missionários: o Encontro com Jesus Cristo, a Conversão, a Discipulado, a Comunhão e a Missão.

Celebrações pelos 50 anos de Ordenação Presbiteral

Em Malta, serão duas as celebrações em comemoração pelos 50 anos da Ordenação Presbiteral do grupo. A primeira, será no próximo sábado, dia 19, na Cocatedral de São João, localizada na capital do país, Valeta.

É possível acompanhar a transmissão ao vivo, pelo canal da Arquidiocese de Malta no YouTube. A transmissão começa às 17h45, horário de Malta (13h45, horário de Brasília).

Outra celebração está marcada para o domingo, dia 20, em Birkirkara, cidade natal de Dom Vicente. Participam familiares e amigos.

A viagem de Dom Vicente a Malta prossegue com visita aos familiares, seguida da visita do Papa Francisco, que Dom Vicente irá acompanhar junto do clero maltês, nos dias 2 e 3 de abril.

 

Fonte: Site Diocese de Jundiaí