Filme sobre devoção ao Sagrado Coração de Jesus chega às telas do Brasil
Compartilhe

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é retratada no filme Coração Ardente, que estreou no Brasil na quinta-feira, dia 10 de março, nos cinemas.

Até o momento, mais de 40 cidades no país estão no circuito de exibição do longa espanhol, dirigido por Antonio Quadri e Andrés Garrigó, fundador da Goya Produções.

Coração Ardente conta a história de Lupe Valdéz (Karyme Lozano), uma escritora de sucesso em busca de inspiração para seu novo livro. Nesse caminho, ela conhece a jornalista María (María Vallejo-Nájera), que lhe sugere investigar uma série de milagres que envolvem a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Empenhada nessa pesquisa, Lupe é conduzida a pensar sua fé, seus valores e a descobrir a importância do perdão.

Além deste drama, o filme leva o espectador a aprofundar seu conhecimento sobre as origens dessa religiosidade popular e sua importância para a fé católica ao longo dos anos e até os dias de hoje.

Coração Ardente já foi exibido em aproximadamente 20 países e segue em cartaz nos Estados Unidos, México e Uruguai. No Brasil, a produção conta com o apoio do Diretor Nacional do Apostolado da Oração, Pe. Eliomar Ribeiro. Para o jesuíta, a chegada do filme é muito aguardada pelos membros do movimento que se aproxima de 2 milhões de congregados no país.

“Essa produção nos leva a nos aprofundarmos na espiritualidade do Coração de Jesus, que é fazer com que o nosso coração seja semelhante ao dEle. É um filme belo, que vale à pena ser visto e divulgado”, afirma Pe. Eliomar.

Coração Ardente ganhou o prêmio principal do Festival de Cinema Católico, na Polônia, em 2020. Na ocasião, o júri entendeu que o filme “revela ao mundo de hoje que o culto ao Sagrado Coração de Jesus não só pertence à história, mas que continua a ser uma grande esperança para o homem contemporâneo”.

Experiência Preciosa

Reunindo depoimentos emocionantes, Coração Ardente revela o alcance da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Alicia Beauvisage, propagadora desta religiosidade na América Latina, afirma ter vivido uma “experiência preciosa” que mudou sua vida: “Aquele que realmente encontra o Coração de Jesus nunca mais pode ser como antes”.

Sessões especiais de pré-estreia aconteceram, em fevereiro, em algumas cidades brasileiras. Com lágrimas nos olhos, Nayara e Olívia, não conseguiram esconder a emoção ao saírem da sala no Rio de Janeiro. Nayara testemunhou ter sentido a “manifestação de Deus em todas as suas formas: do perdão, do amor e da fé”.

Catarina Spilla assistiu a exibição em São Paulo. Acompanhada dos netos, ela falou da alegria por conseguir levá-los ao cinema para assistir um filme que reproduz os valores cristãos.

“Foi uma emoção muito grande conseguir trazer meus dois netos. É difícil trazer jovens para ver um filme desse gênero e eles estão aqui comigo. Eu acho que Deus tocou no coração deles e de todos nós. Sou muito grata pela oportunidade”, disse a leiga atuante da Arquidiocese de São Paulo e que tem divulgado o longa entre seus amigos, família e comunidade.

Um grupo formado por sacerdotes e jovens seminaristas do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador (Salvistas) participou da pré-estreia. Para Pe. Mariano Rodrigo, a chegada do filme é uma grande bênção para todo Brasil e uma oportunidade para “crescermos nessa nova evangelização para alcançar muitos corações sedentos e até mesmo desesperançados”.

Oportunidade para espiritualidade

O filme Coração Ardente traz uma reflexão de fé e esperança, que impacta de forma individual, mas também coletivamente, sendo excelente oportunidade para um aprofundamento espiritual entre grupos e movimentos da Igreja.

 

Fonte: Vatican News