A Igreja no Brasil – 11/02/2022
Compartilhe

Por um mundo livre do tráfico humano – A Igreja celebra, em 8 de fevereiro, a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita e o Dia Mundial de Oração e Enfrentamento ao Tráfico Humano. Para a data, foi escolhido o tema “A Força do Cuidado: Mulheres, Economia, Tráfico de Pessoas”. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez um alerta sobre o número de vítimas do tráfico de pessoas, principalmente mulheres e crianças. Situando que a humanidade “padece com o modelo de desenvolvimento que desconsidera o trabalho e a dignidade humana, submetendo tudo a uma busca egoísta pelo lucro”, o presidente da CNBB afirmou que “não podemos ficar indiferentes”.

Seguir em frente, apesar das incertezas – O Grupo de Assessores da CNB realizou, na última terça-feira, dia 7, sua primeira reunião deste ano. Por videoconferência, os assessores e subsecretários refletiram sobre o contexto atual da Igreja e da sociedade, com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. Dom Joel falou dos contextos social e eclesial, das inúmeras atividades que estão agendadas ou previstas para este ano, refletindo sobre “o quê que nos espera 2022”. Partindo da metáfora de um túnel em curva, o secretário-geral da CNBB motivou pensar sobre a atuação da Igreja no Brasil seguindo em frente, apesar das incertezas.

Igreja de Curitiba terá missa pela paz – A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito e Santuário das Almas, de Curitiba, terá uma missa e uma ato pela paz neste sábado, dia 12, às 17h. A ação acontece uma semana após a invasão da igreja por um grupo de manifestantes, ocorrida no último sábado, dia 5. O grupo pedia justiça pelas mortes do jovem congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, ambos negros e assassinados no Rio de Janeiro. Em nota oficial, a Arquidiocese de Curitiba considerou a manifestação no interior na Igreja uma “profanação injuriosa”, com “agressividades e ofensas”. Para a celebração pela paz, os organizadores pedem que os participantes levem uma rosa e um lenço branco.

Formação da Pastoral Familiar – Neste mês de fevereiro, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) vai oferecer três encontros virtuais de formação para a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26). A intenção da jornada formativa com os três encontros é aprofundar as reflexões contidas no texto-base da campanha a partir dos verbos “escutar, discernir e propor”. Os encontros podem ser acompanhados no site: http://vidaefamilia.org.br/

Pastoral do Turismo – A expectativa para o ano de 2022 é de crescimento para o setor e a Pastoral do Turismo da CNBB, celebra essa retomada. Para este ano, a pastoral preparou dois grandes momentos de atuação: a disseminação do Livro “Marco Histórico e Pastoral do Turismo (Pastur)”, publicado pela Edições CNBB no fim de 2021, e o 7º Encontro Nacional da Pastur, que será realizado entre 22 e 24 de setembro. A Pastur trabalha a partir de quatro eixos de ação: Turismo Religioso e Cultural, Turismo de Base Comunitária, Dimensão Profética e Formação de Agentes.