Compartilhe

por Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Missão dos cristãos, “Profetas e Missionários”.

Evangelho (Lc 5, 1-11)

Irmãos e irmãs em Cristo, a liturgia deste domingo leva-nos a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo, somos todos vocacionados para a vida, para a partilha, para o amor fraterno. Nossa vocação é sermos sinais do Reino no mundo.
No Evangelho vemos que Jesus chama seus primeiros discípulos, mas para isto Jesus sai da sinagoga e se dirige para o meio do povo no lago de Genesaré, um povo sofrido por perseguições, um povo que luta para sobreviver, um povo que estava à espera do Messias e sedento pela Palavra de Deus, é lá no meio do povo que Jesus irá colocar em pratica o plano de Deus.
Jesus quer falar para o povo, Ele pode realizar isto sozinho? Sim, mas Ele quer a ajuda de alguém. O Senhor sempre quer a nossa ajuda, e lá estava Simão Pedro um pescador com sua barca que imediatamente se coloca a serviço de Jesus, leva esta barca mais distante da margem, para que Jesus pudesse ver a todos de frente, e assim comunicar-lhes a Palavra de Deus, a Boa nova do Reino.
Não sabemos exatamente o que Jesus falou ao povo, mas com certeza palavras de conforto e esperança, vida e justiça, palavras de libertação para aquele povo oprimido e sofrido. Jesus vê também naqueles pescadores certa decepção por não terem conseguido nada em sua pescaria depois de uma noite inteira de trabalho e então sugere a Simão que volte com o barco em águas mais profundas para pescar. Simão põe fé na palavra de Jesus e obediente a esta palavra faz exatamente a Sua vontade “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”, e então acontece aquilo que jamais eles poderiam acreditar um grande milagre.
O resultado da confiança na palavra de Jesus reverte uma situação e supera as expectativas: uma barca não é suficiente para conter os peixes apanhados pelas redes.
A palavra de Jesus gera abundância para todos. Cabe também a todos nós ouvirmos o que Jesus tem a nos dizer, sermos obedientes aos seus ensinamentos, a Sua Palavra, fazendo sempre a Sua vontade, assim como Simão o fez.
Simão Pedro que era um pescador, homem simples e humilde reage como reagiu Isaias (cf. 1º leitura deste domingo), pedindo ao Senhor que se afastasse dele, pois é um pecador. Entretanto, caindo de joelhos aos pés de Jesus, pede perdão, pois reconhece em Jesus o Mestre e Senhor, com isso vem o convite do Mestre, “A partir de hoje serás pescador de homens”.
Diante do convite feito a Simão Pedro, que também é feito a cada um de nós, como estamos vivendo a nossa missão recebida no Batismo, de sermos profetas e missionários portadores da Boa Nova da Palavra do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo?Meus irmãos e irmãs a atitude de Simão Pedro reconhecendo ser um pecador diante de Jesus, e o convite de Jesus a ele, nos chama a fazermos uma reflexão em nossas atitudes de cristão diante do Senhor. Sabermos sempre reconhecer as nossas culpas, sermos humildes e ao nos colocarmos diante do Senhor, pedir o seu perdão.
Portanto como cristãos que somos a partir do nosso Batismo, devemos assumir a nossa identidade e jamais deixarmos de ser, profetas e missionários anunciadores da Palavra de Deus a todos os nossos irmãos.

Que o Senhor Deus Todo Poderoso lhes abençoe.