A luz da salvação nos é apresentada
por Tadeu Eduardo Italiani
Estamos concluindo o primeiro mês deste ano de 2022. Iniciamos até que esperançosos por estar convivendo com a estabilização da pandemia e caminhando para o fim. Festa e eventos voltando aos calendários, preparação para encontro e reuniões, além de muita expectativa sobre como agir nessa retomada. Contudo somos surpreendidos novamente pelo aumento de casos de COVID e de uma nova variante, que fez com que os planos para este ano caíssem por terra.
Mas nos alegra ao olhar para traz, e ver que o pior já passou. Infelizmente perdemos amigos e familiares e hoje temos uma via de salvação chamada vacina. Em que pese as críticas e dúvidasque circunda a vacina, seja ela qual for, há de creditar que este novo surto não está sendo pior, devido a imunização oriunda dela.
Amparados nessa esperança, devemos mudar o foco das nossas lentes e fixar nossos olhares na retomada das atividades sem temer pelo pior, como em tempos remotos. Precisamos reprogramar nosso cristalino, para ver a possibilidade de sair dessa inércia e viver sem medo, mas convivendo com os protocolos de segurança. É preciso pedir que o Senhor vá trocando as nossas lentes e aos poucos deixemos de ver apenas trevas para aprecicar a luz que nos traz a salvação.
Dentro de alguns dias, vamos celebrar a padroeira de Itu, Nossa Senhora da Candelária, a Mãe da Igreja que apresenta ao mundo a Luz da Salvação. É na direção dessa luz, que é Jesus Cristo, que devemos nos guiar. Não em discursos factoides e com interesses diversos, que indicam apenas o caminho de trevas e desgraças.
Não basta apenas ver a luz da salvação, é preciso deixar que a Graça de Deus nos toque e transforme nossos coração. Muito se tem falado do “novo normal”, na via pós-pandemia. Mas essa expressão: “novo normal”, demostra apenas os aspectos cotidiano. Devemos fazer uma reflexão à luz da Palavra de Deus, e refletir o que essa pandemia mudou em minha vida. Será que nos tornamos mais caridosos, fraternos e justos? Ou seguimos o modismo e nos acomodamos em nosso egoísmo, nos fechando em nosso mundo sem nos importarmos com os que estão ao nosso redor.
Como cristãos, estamos diante de uma grande oportunidade de exercer tudo aquilo que Jesus tão bem pregou e ensinou nas Bem-Aventuranças. O Reino de Deus está tão perto de todos nós, que muitas vezes não nos damos conta, que uma simples ação nossa, pode ter inúmeras consequências positivas, ao mesmo tempo, que a nossa inércia pode agravar certos cenários negativos.
Jesus é a Luz do mundo que nos guia para o caminho da salvação. Caminho este com uma série de tarefas e ações para que possamos realmente alcançar a recompensa eterna que é a vida plena na glória de Deus.
Reflitamos por qual caminho estamos seguindo, qual é a Luz que ilumina nossa vida de cristãos. Deixemos o medo das trevas e, confiantes em Deus, sigamos para prática das virtudes do Reino de Deus.