Domingo começa o Paulistão 2022

Grêmio Novorizontino e Palmeiras farão o jogo de abertura do Paulistão 2022. A partida será no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, no domingo, às 16h00, em Novo Horizonte. O duelo é da quinta rodada, mas foi antecipado devido à participação do Verdão no Mundial de Clubes, em fevereiro. Pelo mesmo motivo, os clássicos do Palmeiras contra São Paulo (quarta rodada) e Corinthians (sexta rodada) foram marcados para 10 e 17 de março, respectivamente.
O Ituano estreia na quarta 26, às 19 horas, no Novelli Júnior, contra o Grêmio Novorizontino. O Galo teve apenas um jogo treino, foi contra o Capivariano, utilizando de várias formações. Na primeira, que venceu por 2 a 1, contou com: Filipe Costa; Pacheco, Cleberson, Bernardo e Roberto; Lucas Siqueira, Kaio e Gerson Magrão; Neto Berola, Rafael Elias e Gabriel Barros. Rafael Elias marcou os dois gols. Já o segundo time teve Glauco; Córdoba, Lucas Dias, Rafael Pereira e Mário Sérgio; Jiménez, Calyson e Igor Henrique; Aylon, Iago Teles e João Victor. No quarto tempo entrou Lucas Nathan no lugar de Iago Teles. Este time fez 4×0 no terceiro tempo com dois gols de João Victor, Calyson e Iago Teles marcando um cada. No último tempo o Ituano fez mais três gols, dois de Lucas Nathan e um de Aylon. O Capivariano descontou quando o placar mostrava 6×0. O lateral Mario Sérgio e Calyson fizeram duas assistências cada. João Victor e Iago Teles, uma cada.
Efetivamente, a primeira rodada começa na terça-feira 25, e vai até quinta 27. A competição tem previsão de encerramento em 3 de abril.

Novo protocolo prevê obrigatoriedade de vacinação e testagem
A Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol irá endurecer as regras do protocolo sanitário para o Campeonato Paulista, que começa no próximo domingo. O novo documento foi apresentado na quinta-feira 20, prevendo obrigatoriedade de vacinação completa, apresentação de teste negativo para Covid até 24 horas antes dos jogos e sete dias de afastamento para casos assintomáticos com teste negativo no sétimo dia.
Segundo o médico Moisés Cohen, que preside a comissão, essas regras foram debatidas com os clubes, a CBF e a Secretaria de Saúde do estado e devem ser seguidas por jogadores, membros da comissão técnica, delegados e árbitros da partida. As alterações se dão pelo aumento de casos nas últimas semanas, consequência da chegada da variante ômicron.
Além disso, todos, sem exceção, deverão apresentar teste negativo de antígeno. Atualmente, a testagem é requerida só a quem não está vacinado. Uma terceira mudança é no período de afastamento. A federação considera o período de 10 dias como padrão, mas permitirá que um atleta volte aos treinos no oitavo dia caso ele esteja sem sintomas e tenha um teste negativo, feito sob responsabilidade do médico do clube, no sétimo dia. Caso o resultado seja positivo no sétimo dia, deverá aguardar os dez dias de isolamento para poder voltar aos treinos.
Por fim, quem teve Covid diagnostica com teste PCR a partir de 1º de janeiro só precisará fazer novo teste após quatro meses. Nesta edição, o estadual começará com restrição de público. Os estádios poderão receber torcedores até o máximo 70% da capacidade.