Pe. Francisco José de Azevedo

A crônica da Igreja do Bom Jesus registrou que às 8 horas da manhã de 22 de março de 1915 chegava para residir na casa dos Jesuítas o padre Francisco José de Azevedo. Ele já morava em Itu, pois era diretor da Escola Apostólica da Sagrada Família, que existia junto ao Colégio São Luís. Além de prefeito espiritual e professor nessa espécie de seminário menor dos jesuítas, Azevedo também lecionava lógica e física no Colégio; era o responsável pela igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, infelizmente demolida pelo exército em 1939, para adaptar a entrada de caminhões ao quartel.
Ao se mudar para o Bom Jesus, Azevedo assumiu a direção espiritual das jovens que faziam parte da Congregação Mariana da Imaculada Conceição, além de escrever para a revista Mensageiro do Coração de Jesus. Naquele ano o padre Azevedo pregou os sermões nas solenes festas de Santo Inácio, a 31 de julho e Santa Rosa e São Sebastião, realizadas em 30 de agosto. Ambas contavam com tríduo preparatório e bênção do Santíssimo acompanhada a coro e orquestra.

A estada do padre Azevedo no Bom Jesus durou até o dia 03 de janeiro de 1916, quando ele partiu no trem das 9 horas com destino ao Rio de Janeiro a fim de se instalar junto ao Colégio Santo Inácio.
Azevedo nasceu em Braga, região norte de Portugal a 19 de novembro de 1862. Depois de estudar e ser ordenado padre em sua terra, veio ao Brasil para ser pároco no Rio de Janeiro. A 12 de outubro de 1894 ingressou no primeiro grupo de noviços jesuítas, no Brasil, na cidade de Campanha (MG), quando foi aberto o Noviciado. Contava 32 anos. Estudou também retórica por alguns meses. No princípio de 1897, foi para Roma, para repetir alguns pontos da Filosofia e da Teologia. Em 1900, o encontramos pela primeira vez em Itu, aonde veio lecionar língua portuguesa e literatura no São Luís. Foi inclusive presidente da Arcádia Gregoriana, a academia de Letras dos alunos do colégio. Serviu ainda como prefeito espiritual e diretor da Congregação Mariana.
Em 1909 o padre Azevedo se mudou para o Rio de Janeiro para ser professor no Externato Santo Ignácio. Veio a Itu pela segunda vez em 1910 para novamente lecionar no São Luís, onde ficou até 1912.
A Escola Apostólica da Sagrada Família, que como já vimos, ele dirigiu, formava jovens candidatos à Companhia de Jesus.
Padre Francisco José de Azevedo deixou Itu definitivamente em janeiro de 1916 para passar os seus últimos nos no Rio de Janeiro junto à igreja de Nossa Senhora das Vitórias. Por quatro anos foi operante no atendimento do povo. Em 1920 adoeceu gravemente passando os seus últimos anos de vida sem condições de exercer o sacerdócio. Faleceu no dia 2 de janeiro de 1927, sepultado com grande acompanhamento de fiéis que foram seus penitentes.
Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”