Ituano vence e convence contra o Brusque


O Ituano venceu o Brusque de virada por 3 a 1, na noite da quinta-feira 29/10, no estádio Novelli Júnior. O jogo abriu a 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Geovane Itinga marcou para o time catarinense, mas Kadu, Suéliton e Guilherme marcam para o Galo rubro-negro.
Com a vitória, o Ituano chega a 17 pontos subindo para a quinta posição do Grupo B. Foi a quarta vitória do Ituano na competição. Mesmo com a derrota, o Brusque se mantém na liderança com 27 pontos. Foi a segunda derrota do time catarinense na Série C.
O jogo foi muito bom no primeiro tempo. Com troca de passes rápida, os dois times buscaram o gol desde o início do jogo. O time catarinense fez o primeiro gol, aos quatro minutos, com Geovane Itinga. O centroavante recebeu a bola livre dentro da área do Galo e só teve o trabalho de escolher o canto na saída de Pegorari. Dois minutos depois, o Ituano chegou ao empate. Mateus Criciúma arrancou pela direita e descolou um cruzamento na medida para Kadu empurrar para o gol.
O jogo continuou movimentado e com poucas faltas, com o Ituano apertando o Brusque. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio na primeira trave. O zagueiro Suéliton subiu mais alto que a marcação e cabeceou forte. A bola bate na trave e volta no goleiro Ruan Carneiro, antes de ir para o fundo do gol. É a virada do Galo de Itu no Novelli Júnior.
Aos 37, o volante Paulinho Dias domina a bola na meia-lua e chuta forte, a bola passa à direita do goleiro Ruan Carneiro e raspando a trave. Um minuto depois, a bola é cruzada da direita e chega limpa para Kadu dentro da área. O atacante domina e chuta, mas o goleiro Ruan Carneiro defende e salva o Brusque de tomar o terceiro gol.
A resposta do Bruscão veio com Rodolfo, o volante bate a distância com a bola raspando a trave no canto esquerdo de Pegorari, que só acompanha. Aos 43, Thiago Alagoano bate colocado, a bola ganha altura e cai em cima do goleiro Pegorari. O goleiro toca na bola e ela vai no travessão.
Logo no início do segundo tempo o Ituano tratou de matar o jogo. Aos três minutos, Guilherme carregou a bola, passou pelos zagueiros, driblou o goleiro Ruan Carneiro e tocou a bola para o fundo do gol, fazendo o terceiro do Ituano no jogo. Aos 10, Mateus Criciúma rola a bola para Fillipe Soutto na entrada da área.
O volante chega chutando forte e a bola passa raspando a trave do canto esquerdo do Brusque.
Aos 15, novamente Mateus Criciúma invade a área e puxa para a perna esquerda, mas acaba pegando mal na bola e ela sai pela linha de fundo. Aos 18, Ronael cruza da esquerda e Pegorari se atrapalha para encaixar a bola no alto. Quase que o goleiro entrega a bola para o atacante do Brusque.
Aos 28, após cobrança de escanteio na primeira trave e a zaga do Ituano afasta de cabeça. Na sequência, Taliari sai em velocidade e acaba escorregando na frente do zagueiro do Brusque. Perde grande chance o Ituano.
Aos 44, cruzamento da direita, Ianson cabeceia e a bola passa raspando a trave no canto direito do Pegorari. Aos 46, Corrêa recebe sozinho na entrada da área, puxa para a perna direita e bate forte.
Ruan Carneiro voa com mão trocada para fazer a defesa. Aos 48, Escuro bate da intermediária, a bola faz uma curva e quase engana o goleiro Pegorari. Ele precisa voltar e se esticar todo para espalmar a bola.
Aos 49, contra-ataque do Ituano, com Correa passando a bola para Araújo, que dribla na entrada da área e puxa para a perna esquerda, mas na finalização acaba pegando mal na bola, que vai para fora.
Fim de jogo, o Ituano vence e convence.
Ficha Técnica
ITUANO FC (3) x (1) BRUSQUE FC
Data: 29/10/2020 – Horário: 20h00 – Local: Estádio Dr. Novelli Júnior
ITUANO FC:
Pegorari; Léo Duarte (Pacheco), Mateus, Suéliton e Breno Lopes; Paulinho, Fillipe Souto e Guilherme (Bruno Mota); Kadu (Julinho), Gabriel Taliari (Correa) e Mateus Criciúma (Araújo). DT: Vinícius Bergantim.
BRUSQUE FC:
Ruan Carneiro; Edilson (Eliomar), Ianson, Everton Alemão e Airton; Rodolfo (Emerson Martins), Zé Mateus e Thiago Alagoano; Jefferson (Escuro), Itinga (Ronaell) e Maurício. DT: Fernando Borba (auxiliar).
GOLS:
Kadu; aos 6min., Suéliton; aos 13 do 1T e Guilherme; aos 3´ do 2T (ITU). Geovane Itinga; aos 4´ do 1T (BRU).
CARTÕES AMARELOS:
Léo Duarte e Vinícius Bergantin (ITU).
Vinicius pediu coragem ao elenco
O técnico Vinicius Bergantin revelou que pediu coragem aos jogadores do Ituano para vencer o jogo diante do Brusque, líder do Grupo B da Série C do Brasileiro, em palestra antes da partida.
Segundo o treinador, o time vinha fazendo um bom trabalho, mas esbarrava na falta de gols e nas chances criadas.
A vitória sobre o time catarinense coloca o Ituano de volta na luta por uma vaga à segunda fase da competição. O time ficou a dois pontos da quarta posição ao término da rodada, mas só de encostar na briga pela classificação, já é motivo de alívio para o Galo Ituano.
“Era isso que o time estava merecendo, precisando e buscando. É sempre difícil fazer bons jogos. Fizemos bons jogos, mas poucos gols, poucas situações para conseguir matar o jogo. Fomos muito competentes, em uma jogada maravilhosa do Guilherme. Buscamos essa performance e esse resultado com número de gols. Falei na palestra que temos a convicção que fazemos um bom trabalho, mas para acontecer esse tipo de vitória, contra uma equipe do calibre do Brusque, precisávamos de coragem. Demonstramos isso e ficamos felizes, torcer para o time continuar nessa pegada para nos fixarmos no G4”, comentou Vinicius Bergantin.
Com a vitória, o Ituano chegou a 17 pontos, na quinta colocação, e fica a dois pontos abaixo do Tombense, o quarto do G4.
Palmas para Guilherme: meia marca golaço e é destaque na vitória do Galo

Revelado pelo Galo, meia sofreu com lesões antes de retornar ao Ituano nesta temporada. Guilherme não segurou a emoção e se declarou ao Ituano após marcar um golaço, com direito a drible no goleiro adversário em vitória por 3 a 1, diante do Brusque, pela Série C do Brasileiro.
O meia sofreu com lesões delicadas nos joelhos, no direito em 2017 e no esquerdo em 2019.
O jogador disse que o belo gol marcado é muito significativo para ele, depois das dificuldades enfrentadas na curta carreira do meia de 25 anos. “Sem dúvida é o gol mais bonito da minha carreira desde a base. Representa muito para mim. Este retorno, esta retomada do Ituano que volta a pensar no G4. Passei por um momento muito difícil na minha carreira com lesão. Sem dúvida é o gol mais bonito e mais importante”, afirmou.
Guilherme ainda abriu o coração para o Ituano e a cidade de Itu. Formado na base do Galo, passou por Guarani e Oeste, e retornou para o clube após lesão nos ligamentos do joelho pelo clube de Barueri, em 2019. “Amo esta camisa, a cidade de Itu e o Ituano. Coroar com um belo gol não tem preço para mim”, declarou Guilherme.
Demais resultados da décima primeira rodada
A 13ª rodada foi completada com a vitória, fora de casa, do São José (próximo adversário do Galo) 4 a 3 sobre o Volta Redonda. O Tombense também venceu fora de casa, o Criciúma por 1 a 0. Boa Esporte e Londrina empataram sem gols e o Ypiranga venceu em casa o São Bento por 2 a 1.
Após a realização da 13ª rodada a classificação do Grupo B ficou assim:

Na busca pelo G4
O Ituano abre a 14ª rodada, no sábado, às 15 horas, no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, frente ao São José. A partida é de suma importância para o Galo entrar no G4. Para tanto, o técnico Vinícius Bergantin deverá manter a mesma equipe que venceu o líder Brusque na última rodada.
Mas precisa tomar o devido cuidado com o grande número de jogadores pendurados, inclusive ele, o técnico Vinícius Bergantin, são seis: Pegorari, Pacheco, Suéliton, Gabriel Taliari, Bruno Mota e Mateus Criciúma.
Pelos lados do Zeca, o técnico China Balbino terá mudanças no time. Após cumprir suspensão retornam Lissandro e Filipe Guedes. Além disso, o atacante Claudio Maradona testou positivo para Covid-19 e também pode vir a ser uma baixa no grupo.
Por outro lado, o técnico China tem Roger, Rafael Tavares, Diguinho e Vitor Júnior, pendurados com dois cartões amarelos.
Equipes Prováveis
ITUANO X SÃO JOSÉ
07/11/2020 – 15h00 – Estádio Francisco Novelleto, em Porto Alegre/RS.
Arbitragem de Maguielson Lima Barbosa, auxiliado por Leila Naiara Moreira da Cruz e Marconi de Souza Gonçalo (DF). O quarto árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).
SÃO JOSÉ:
Fábio; Cleiton, Tiago Pedra, Wagner e Marcelo; Fabiano, Lissandro, Filipe Guedes e Rafael Tavares; Gustavo Xuxa, Vitor Júnior e Márcio Jonatan. DT: China Balbino.
ITUANO:
Pegorari; Léo Duarte, Mateus, Suéliton e Breno Lopes; Paulinho, Fillipe Souto e Guilherme; Kadu, Gabriel Taliari e Mateus Criciúma. DT: Vinícius Bergantim.
Demais jogos da 14ª rodada da primeira fase
