Homebrew: a produção de cerveja em casa!
Compartilhe

Impulsionado pela crescente busca de cervejas de qualidade superior, muitos consumidores passaram a aprender a arte de fabricar a sua própria cerveja, o que é conhecido por homebrew, expressão em inglês que significa “produção de cerveja em casa”.
A produção de cerveja em casa começou a ser mais difundida na Europa e nos Estados Unidos a partir da década de 80, e aqui no Brasil a partir dos anos 2000, mas ao analisarmos à fundo o tema, podemos constatar que essa atividade começou com a vinda dos imigrantes no século XIX, principalmente os italianos e alemães, os quais já faziam em casa suas próprias cervejas.
A maior disponibilidade de cursos de produção de cerveja, sejam presenciais ou online, alinhado também ao surgimento de lojas de insumos para a produção, sejam lojas físicas ou online, vem contribuindo para a disseminação desse “novo” hobby do brasileiro nos últimos anos.

Kit básico para produção de cerveja em casa

Mas como iniciar nesse hobby?
O primeiro passo é encontrar um bom curso de produção de cerveja artesanal, que ensine a teoria básica ao aluno, como a história da cerveja, as principais escolas de estilos de cerveja, os insumos utilizados na produção (os diversos tipos de maltes, lúpulos, fermentos, adjuntos), as etapas de produção, os equipamentos necessários, entre outras informações importantes à correta fabricação da cerveja. Também é indicado a participação em brassagens (termo comumente utilizado para se referir ao processo produtivo) com amigos ou parentes que já conheçam o processo, a fim de adquirir experiência.
Após, será necessária a aquisição de um kit básico de equipamentos para iniciar a produção da sua própria cerveja. Entre os equipamentos que são imprescindíveis podemos citar: panela de mosturação e de fervura (equipados com torneira), termômetro, balança, chiller, arrolhador, mangueira atóxica, densímetro, proveta, enchedor de garrafas, etc. Esses equipamentos como também todos os insumos para a produção da cerveja podem ser adquiridos em lojas especializadas no assunto.
Uma outra opção que hoje está disponível no mercado são as panelas elétricas Single Vessel, no qual o controle é semi-automático, auxiliado por um controlador eletrônico programável, que facilita, reduz o tempo e volume de equipamentos a serem utilizados na brassagem. Essas panelas controlam as rampas de temperatura, ligando e desligando a resistência elétrica conforme a receita programada, poupando trabalho.

Panela elétrica para a produção de cerveja

As etapas de produção
Conforme podemos conferir no quadro ao lado, no processo de produção de cerveja caseira, podemos considerar basicamente as seguintes etapas: moagem (quebra dos grãos para facilitar a ação das enzimas sobre o amido contido nos grãos de cevada), mostura ou brassagem (é o processo de cozimento dos grãos, visando converter o amido em açúcares fermentáveis), clarificação e lavagem (processo em que o mosto é recirculado dentro da panela para que fique mais cristalino, e na sequencia os grãos são separados do mosto), fervura (etapa em que o mosto é fervido para esterilização e evaporação de substâncias indesejadas, além de ser a etapa em que é adicionado o lúpulo, que dará aroma e amargor à cerveja), resfriamento (o mosto é resfriado para uma temperatura mais baixa para não matar as células de fermento), fermentação (após trasfega do mosto para o fermentador, o mosto passa pelo processo de fermentação, o qual pode durar alguns dias), maturação (etapa após a fermentação em que o fermento vai se decantar e os aromas vão se ajustar para “arredondar” a cerveja) e finalmente a etapa de envase, no qual a cerveja é colocada em garrafas para posterior apreciação pelo cervejeiro caseiro.
Cada vez mais popular, este hobby de produzir cerveja em casa vem atraindo cada vez mais gente, o qual pode ser observado nos diversos grupos locais e também nas redes sociais, nos quais todos trocam suas experiências em receitas, métodos e equipamentos para a produção caseira, assim como institutos que oferecem cursos e outros sites especializados nos quais também é possível adquirir mais conhecimento e assim melhorar ainda mais a qualidade desse líquido tão precioso.

Deixe comentário