As famílias e os estilos de cervejas
Também chamadas de especiais ou até mesmo gourmet, as cervejas artesanais se destacam por serem mais “elaboradas” do que as cervejas mais comuns no Brasil, as chamadas “do tipo Pilsen” (que na verdade são do estilo American Lager), que possuem cor clara, pouco aroma de malte, e quase nada de aroma e amargor de lúpulo, feita para tomar em quantidade e sem muita atenção às suas características.
Para entendermos melhor as cervejas artesanais, precisamos nos aprofundar um pouco nos diversos estilos de cerveja que existem. Primeiramente, podemos dividir as cervejas em basicamente três famílias, as cervejas do tipo Lager, as cervejas do tipo Ale e as pouco conhecidas cervejas do tipo Lambic ou de fermentação espontânea.
As cervejas da família Lager são as cervejas de baixa fermentação, isto é, o fermento tende a descer para o fundo do tanque durante o processo e também fermentam à uma temperatura mais baixa. Em sua grande maioria são cervejas mais claras e leves, mas também podemos encontrar alguns estilos com corpo e cor mais acentuados. É nesta família que encontramos o estilo mais consumido no Brasil, que são as American Lager ou American Light Lager, que são erroneamente chamadas por aqui de Pilsen. Outros estilos conhecidos dessa família, podemos destacar a Premium Lager, Bock, Dunkel e as Pilsner (originárias de Plzen, República Tcheca).
Já a família Ale, são as cervejas de alta fermentação, onde o fermento tende a ficar suspenso na parte superior do tanque de fermentação, e também fermentam a uma temperatura mais alta. Possuem geralmente um corpo mais acentuado, com aromas e intensidade de amargor variados.
Dentre os estilos de cervejas do tipo Ale mais comercializados no mundo e também no Brasil, podemos citar os estilos Weiss (originária da Alemanha e feita com malte de trigo), Witbier (derivação da Weiss alemã, mas da escola Belga, e que possui aditivos como coentro e casca de laranja), IPA (India Pale Ale) e suas derivações como NEIPA (New England IPA) e Session IPA. Outros estilos que podemos destacar são as Stout, Red Ale, Kolsch, Porter, entre outros.
E por último, podemos também citar a família das cervejas de fermentação espontânea ou as chamadas Lambic, no qual o mosto cervejeiro fica exposto ao ar livre em tanques ou barris abertos, sujeito à ação de leveduras suspensas no ambiente. Pouco conhecidas, estas cervejas são geralmente produzidas na Bélgica, e possuem uma acidez característica e baixo amargor.