A expansão do mercado de cerveja artesanal no Brasil
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Crescimento das cervejarias nos últimos anos conforme dados do MAPA.

Nos últimos anos, o perfil de consumo do brasileiro para o mercado de cerveja vem mudando drasticamente. Num passado não muito distante, não haviam muitas opções de variedades de estilos de cerveja no mercado, e o brasileiro bebia basicamente cervejas mais simples e em quantidade.
Hoje o consumidor tem à disposição nas prateleiras dos supermercados, muitas outras marcas e muitos outros estilos de cerveja que anteriormente eram encontrados apenas em lojas especializadas, e em muitas vezes eram rótulos quase sempre importados.
Essa mudança de consumo se deve à busca do consumidor por produtos de maior qualidade e maior variedade de sabores e aromas, algo que não era comum até certo tempo.
Não à toa, a quantidade de cervejarias abertas de dez anos para cá aumentou em cerca de 10 vezes, passando de pouco mais de 100 cervejarias em 2009 para mais de 1200 cervejarias em 2019, sendo que 40% destas cervejarias se encontram no estado de São Paulo. Grande parte desse aumento é devido ao surgimento de muitas cervejarias artesanais, as quais enxergaram oportunidades nesse mercado ainda incipiente e que vem crescendo cerca de 20% ao ano. Ao todo, são cerca de 27 mil rótulos diferentes registrados no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), órgão que regulamenta e fiscaliza o setor.
Quem acha que o consumo de cerveja per capita do brasileiro aumentou com a abertura de tantas cervejarias, se engana. O consumo na verdade vem caindo desde 2014, com queda de cerca de 10% até 2018, primeiramente por conta da crise econômica vivida nesses anos, mas também pela mudança no perfil do consumidor brasileiro, que passou a beber menos, mas também passou a ser mais exigente em questão de qualidade.
Ao segmento brasileiro restam muitas oportunidades de crescimento, se compararmos aos países cuja tradição cervejeira é mais antiga, como Alemanha, Inglaterra, Bélgica e até mesmo os Estados Unidos, país que hoje é um dos maiores mercados para cerveja artesanal, onde a participação das artesanais é de cerca de 13%. Ainda que a produção de cerveja artesanal no Brasil esteja em expansão (atualmente respondem por cerca de 2,5% do mercado – dados da Abracerva), ainda falta muito para alcançar o mesmo nível dos países tradicionais de produção de cerveja.

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