Solenidade marca instalação de placas de Identificação com acessibilidade no Espaço Fábrica São Luiz

Com o objetivo de ampliar a experiência cultural de seus visitantes e tornar o patrimônio histórico ainda mais inclusivo, o Espaço Fábrica São Luiz entregou oficialmente, na noite de quinta-feira, dia 25 de setembro, as “Placas de Identificação com acessibilidade do patrimônio histórico nacional”. Cada uma das 18 placas instaladas contém texto descritivo e foto do espaço, sistema em Braille e um QR Code, que direciona para uma audiodescrição em português e inglês. A inauguração foi realizada junto com o lançamento do Queijo São Luiz, uma homenagem da Queijaria Bonanni à icônica Fábrica São Luiz, patrimônio histórico que há 156 anos preserva memórias e raízes culturais do município e da região.
O evento reuniu convidados, autoridades e parceiros, entre eles, os proprietários da Fábrica, Ricardo e Sophia Pacheco, o prefeito de Itu, Herculano Passos, dos fundadores da queijaria, Fernanda e Rodrigo Bonanni. A noite contou com homenagens, degustações de queijos Bonanni harmonizados com vinhos, pães e geleias artesanais.
Com a instalação das placas o Espaço Fábrica São Luiz passa a oferecer não apenas contato visual com as estruturas históricas, mas também uma narrativa acessível e completa sobre a trajetória da Fábrica de Tecidos São Luiz e seus ambientes.
“A instalação dessas placas consolida nosso compromisso em unir preservação histórica, valorização cultural e acessibilidade universal, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à memória da fábrica que marcou a história industrial de Itu e do Brasil. E ficamos muito honrados pela homenagem da Queijaria Bonanni, com o Queijo São Luiz, que celebra a cultura e ao legado da Fábrica São Luiz”, destaca o proprietário Ricardo Pacheco e Silva.
As fotografias utilizadas nesse projeto são do final da década de 1970, de autoria do fotógrafo Júlio Abe Wakahara (1941-2020). A utilização dessas fotografias só foi possível graças ao trabalho realizado pelo fotógrafo Yoshiriro Victor Katahira (1958-2025) e pelo jornalista João José “Tucano” da Silva.
A Prefeitura da Estância Turística de Itu esclarece que esta é uma obra independente, resultante do processo de seleção do Edital nº 122/2024 nos termos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).
O Espaço Fábrica São Luiz está localizado na rua Paula Souza, 492, Centro, Itu/SP.