“Um Jubileu de Esperança”
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
Bispo diocesano de Jundiaí
Jubileu significa júbilo, alegria, festa! É um tempo de Graça, proclamado pelo Papa. Este Jubileu, em particular, é inspirado pelas palavras de São Paulo aos Romanos: “a esperança não engana” (Rm 5,5).
Diferente de outras edições, o foco aqui está em fortalecer a Esperança no coração dos fiéis, especialmente em tempos desafiadores, e recordar que Cristo é nossa única e verdadeira esperança. Esperança é o que nos sustenta ao longo da nossa jornada. Especialmente quando enfrentamos dificuldades.
Ao vivermos este Jubileu, somos chamados a fortalecer nossa confiança em Deus e a nos apoiar na certeza de que Cristo caminha sempre conosco. Essa vivência nos convida a projetar nossas vidas na certeza de que, apesar dos desafios, não estamos sozinhos. E que Deus cuida de nós assim como cuidou da Sagrada Família durante sua peregrinação.
Que todos nós possamos abraçar este Jubileu com coração aberto e cheio de esperança. Que possamos nos deixar atrair pela Esperança e permitir que ela se torne contagiosa, inspirando todos os que estão ao nosso redor. Como nos ensina o Papa Francisco, confiemos no Senhor, sejamos fortes e corajosos.
O Jubileu da Esperança é uma oportunidade única para reavivar nossa fé, renovarmos nosso compromisso com Cristo, com o Evangelho, e caminharmos com a certeza de que Ele está sempre, sempre ao nosso lado. O Jubileu da Esperança é um tempo de paz, é um tempo novo! Que a força da Esperança encha o nosso presente e nos prepare para o futuro com confiança e alegria!
(texto transcrito de vídeo publicado pelo Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí, sobre o Jubileu 2025; disponível no canal da diocese no YouTube)
Veja também:
- Natal: nasce o Menino Deus, esperança da humanidade!
- Natal: nasce a Esperança!
- Jesus Cristo, nossa Esperança!
- Quem se considera justo não se renova
- Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”
- “Um Jubileu de Esperança”
- Como entender e viver bem o Ano Santo Jubilar
- Ele será chamado Deus Conosco
- Sim, o homem moderno também precisa de um Salvador
- Mensagem de Natal da Diretoria do Jornal A Federação
- Conto de Natal
- Meu Natal revivido!
- Missas e celebrações de Natal e Ano Novo – programação