Ituano está na segunda fase do Paulistão
Galo empata com a Ponte Preta, resultado que rebaixa a Macaca, e com combinação de resultados, garante vaga a segunda fase do Paulistão, onde vai enfrentar o Palmeiras nas quartas de final. Com o rebaixamento da Ponte, o Ituano passa a ser o time do interior há mais tempo na elite. O posto pertencia à Macaca, com 23 anos seguidos. O Ituano está desde 2002 na primeira divisão.
Sentimentos opostos
O Estádio Moisés Lucarelli foi palco de sentimentos opostos. Com o empate por 2 a 2 pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, no sábado à tarde, a Ponte Preta acabou rebaixada para a Série A2, após 23 anos seguidos na elite estadual. Por outro lado, o Ituano se classificou para as quartas de final. Ribamar fez os dois gols da Macaca, que ficou duas vezes à frente do placar, enquanto Kaio e Gerson Magrão marcaram para o Ituano.
A Ponte precisava ganhar e ainda torcer por derrota do Santos ou da Ferroviária, para escapar do rebaixamento. Nem uma coisa, nem outra. Os concorrentes venceram seus jogos, e a Macaca ficou no empate, com nove pontos e um jejum de sete partidas (cinco derrotas e dois empates). Já o Ituano contou com as derrotas do Botafogo 2 a 1 para o São Paulo e do Mirassol 2 a 0 para a Ferroviária, para avançar como segundo colocado do Grupo C, com 19 pontos. O adversário nas quartas de final será o Palmeiras. O duelo está marcado para quarta-feira, às 21h35, no Allianz Parque, em jogo único, se houver empate no tempo normal, a disputa vai para os pênaltis.
O jogo
O Ituano começou bem o jogo, levando perigo a meta de Ygor Vinhas logo a três minutos, quando o zagueiro pontepretano Léo Santos salvou em cima da linha, após toque de Gerson Magrão. Após o susto, a Ponte procurou dar uma equilibrada no jogo. Aos 16, a Macaca abriu o placar com Ribamar, em cobrança de pênalti sofrido por ele, em falta de Léo Santos. Em seguida, o meia Fessin teve chance de ampliar, mas errou o cabeceio. O Ituano chegou ao empate em cobrança de falta. Rafael Elias foi derrubado por Thiago Oliveira na entrada da área. Com extrema perfeição, Kaio acertou o ângulo esquerdo de Vinhas, aos 39 minutos, um golaço!
Assim como ocorrera contra o Corinthians, desatento, o Ituano viu Ribamar recolocar a Ponte em vantagem. Aos 40 segundos, o atacante se antecipou à zaga do rubro-negro e completou cruzamento de Léo Naldi para as redes. Aos 20, pressionando a saída de bola da zaga campineira, Rafael Elias tomou a bola de Thiago Oliveira, e tocou para Gerson Magrão, com classe e categoria, bater colocar no canto esquerdo de Vinhas para novamente igualar o placar. Melhor em campo, o Ituano ainda quase virou no fim, mas a cabeçada de Igor Henrique parou na defesa de Ygor Vinhas.
FICHA TÉCNICA – 12ª RODADA A1 2022
AA Ponte Preta (2) x (2) Ituano FC
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Data e Horário: Sábado 19/03, às 16h00.
Árbitro: Raphael Claus. Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis. Assistente 2: Alex Ang Ribeiro. 4º Árbitro: Humberto José Júnior. VAR: Thiago Duarte Peixoto
Público: 2.333; Renda: R$ 38.565,00; CA: Léo Santos (ITU).
Gols: Ribamar; aos 18 1T e aos 40 segundos do 2T (PTE). Kaio; aos 39 minutos do 1T e Gerson Magrão; aos 20 do 2T (ITU).
AA Ponte Preta: Ygor Vinhas; Igor Formiga, Thiago Oliveira, Fabrício e Jean Carlos; Léo Naldi, Léo Santos (Wesley), Fessin (Thalles) e Matheus Anjos (Luiz Fernando); Pedro Júnior (Pedrinho) e Ribamar (Josiel). Técnico: Hélio dos Anjos.
Ituano FC: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Cleberson e Roberto; Rafael Pereira (Jimenez), Kaio (Bernardo), Lucas Siqueira e Gerson Magrão (Igor Henrique); Gabriel Barros (João Victor) e Rafael Elias (Aylon). Técnico: Carlos Alberto Pimentel.
A espera de um milagre!
Em alusão ao filme do diretor Frank Darabont, lançado no Brasil, em 10 de março de 2000, onde os milagres acontecem nos lugares mais inesperados, então, assim esperam todos os rubro-negros, qe possa ocorrer na quarta-feira, no Allianz Parque, pelo menos com o Galo levando a decisão da vaga a semifinal para a cobrança de penalidades máximas.
Dono da melhor campanha e defesa do torneio, o Verdão não poderá contar com Weverton, Gómez e Kuscevic, convocados para as Eliminatórias Sul-Americanas, eles não enfrentarão o Ituano e perderão também a semifinal em caso de vitória na próxima quarta-feira. Com Luan em recuperação de lesão muscular, o time palmeirense conta atualmente com dois zagueiros à disposição no elenco profissional: Murilo e Renan. O primeiro já vinha sendo titular, enquanto o mais jovem perdeu espaço até do banco de reservas no início desta temporada. Será mais um desafio para a comissão técnica de Abel Ferreira no Palmeiras.
QUARTAS DE FINAL – PAULISTÃO 2022
Terça-feira (22 de março)
20h30 – São Paulo x São Bernardo, no Morumbi (HBO Max)
Quarta-feira (23 de março)
19h00 – Bragantino x Santos ou Santo André, no Nabi Abi Chedid (Premiere e Paulistão Play)
21h35 – Palmeiras x Botafogo ou Ituano ou Mirassol, no Allianz Parque (Premiere, Record e Paulistão Play)
Quinta-feira (24 de março)
19h00 – Corinthians x Guarani ou Inter de Limeira, na Neo Química Arena (Premiere, Youtube e Paulistão Play)
DEJAVU.
Há 28 anos, em 1994, a Macaca também chegou à última rodada ameaçada, com o Ituano pela frente em casa e também sem depender das próprias forças. Na oportunidade, a Macaca necessitava que o Mogi Mirim não vencesse o São Paulo, e ainda tinha de ganhar do Ituano por pelo menos três gols de diferença.
Deu tudo certo: o Mogi ficou no 1 a 1 com o São Paulo, em tarde inspirada do então novato Rogério Ceni, e a Ponte goleou o Ituano por 5 a 0, terminando com a mesma pontuação do Mogi, mas com vantagem no saldo para permanecer na elite. Agora, a Ponte, com oito pontos, precisa vencer o Ituano e torcer por derrota de Santos ou Ferroviária, que têm dez pontos cada. Neste caso, a Macaca empataria em 11 pontos com um dos concorrentes, mas escaparia do rebaixamento pelo número de vitórias: 3 a 2.
A diferença em relação a 94 é que, lá atrás, o Ituano já estava rebaixado, enquanto agora ainda disputa uma classificação às quartas de final.