Solenidade de São Pedro e São Paulo

Diác. Luiz Demarchi
Paróquia São José
“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.”
Evangelho (Mt 16,13-19)
Queridos irmãos e irmãs.
A liturgia deste domingo, em que celebramos os apóstolos São Pedro e São Paulo, apresenta-nos um grande ensinamento: a conversão, a fortaleza, a fé e a determinação desses dois pilares da Igreja de Cristo.
Ambos sofreram perseguições e chegaram ao martírio, mas jamais deixaram de cumprir a missão que Deus lhes confiou: anunciar o Evangelho e proclamar o plano de salvação preparado por Deus para toda a humanidade.
Quando o rei Herodes mandou matar Tiago, irmão de João — fato que agradou aos judeus —, ordenou também a prisão de Pedro, que provavelmente teria o mesmo destino de Jesus: o martírio. Sabemos, porém, que mais tarde Pedro seria crucificado. Considerando-se indigno de morrer da mesma forma que seu Mestre, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.
Enquanto Pedro permanecia preso, a comunidade rezava incessantemente por ele. Deus, então, interveio, enviando um anjo que o libertou da prisão. Livre, Pedro retomou imediatamente sua missão, anunciando o Evangelho com coragem e sem medo.
Paulo, por sua vez, de perseguidor dos cristãos tornou-se um dos maiores anunciadores da Palavra de Deus e um dos principais continuadores da missão de Cristo, tornando-se também um dos pilares da Igreja.
Neste domingo, duas atitudes merecem nossa atenção. A primeira é o testemunho de Paulo, quando escreve:
“Caríssimos, quanto a mim, já estou para ser derramado em sacrifício. Aproxima-se o momento da minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças, para que a mensagem fosse plenamente anunciada e ouvida por todas as nações.”
A segunda é a profissão de fé de Pedro. Quando Jesus perguntou aos discípulos quem Ele era, Pedro respondeu com convicção:
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.”
A partir dessa profissão de fé, Jesus confiou a Pedro a missão de conduzir e cuidar da sua Igreja, edificada sobre a rocha da fé em Cristo ressuscitado.
Já se passaram mais de dois mil anos, e a Igreja continua viva, apesar das perseguições. Isso acontece porque, em cada geração, homens e mulheres assumem o compromisso de dar continuidade à missão de Cristo, anunciando o Reino de Deus a toda criatura.
Que o exemplo de São Paulo nos inspire à conversão e nos fortaleça para anunciar a Boa-Nova a todos. Se necessário, sejamos capazes de chegar às últimas consequências, até mesmo de entregar a própria vida por Cristo. Ainda hoje, muitos irmãos e irmãs vivem esse testemunho.
Que Deus nos conceda coragem, perseverança e uma fé inabalável.
E que, à semelhança de São Pedro, também possamos proclamar com convicção:
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo, enviado pelo Pai.”
Sejamos fiéis ao chamado de Deus, assumindo com alegria e coragem o compromisso de nosso Batismo, sem medo dos desafios. O Senhor estará sempre ao nosso lado, concedendo-nos força, sabedoria e humildade para perseverarmos em sua missão.
Amém.
Uma santa e abençoada semana a todos.




