A memória de Tristão Mariano da Costa
Compartilhe

Em 1978, o Prof. Luizito Costa, já aposentado, doou ao Instituto Musical de São Paulo, localizado na capital, dirigido pela Profa. Neide Rodrigues Gomes, as partituras originais de seu avô, até então guardadas consigo. O Prof. Luizito não executou essas músicas, consideradas fora do tempo; eram papéis antigos, preciosidades que deve ter estudado, mas não trouxe à vida novamente. Na década de 1970, Prof. Luizito escreveu alguns artigos sobre a antiga música ituana, publicados na imprensa local. A Profa. Neide incluiu a Missa 4, à Imaculada Conceição, em concerto na década de 1980; para tanto, essa peça foi transcrita.
Em 1990 o Prof. Marcos Júlio Sergl, muito próximo da Profa. Neide Gomes, veio a Itu pesquisar fontes para a sua dissertação de mestrado sobre o Maestro Elias Lobo. Em contato com a Profa. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itu, iniciou-se um movimento, do qual participei, que deu origem ao Centro de Preservação da Memória Musical Paulista, departamento do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu que permitiu a transcrição de algumas obras de Tristão Mariano e a realização de apresentações em 1992. Esse movimento não foi adiante por parte da municipalidade nas gestões posteriores.
Nesse mesmo ano, tive a oportunidade de transcrever e ensaiar algumas destas peças com o Coro do Bom Jesus para a primeira Semana Tristão Júnior.
Em 1996, sesquicentenário de nascimento do compositor, no Coral Vozes de Itu, tive a oportunidade de transcrever, ensaiar e apresentar a Missa ao Divino Espírito Santo, cantada pelo grupo em Itu e em Piracicaba, onde foi composta. O Maestro Marcos Júlio Sergl, com o Coral da Cultura Inglesa de São Paulo transcreveu outras peças, sobretudo o Te Deum e a Missa a São Benedito, para concerto do qual o Vozes de Itu participou. Desde então esse repertório passou a ser executado constantemente em Itu.
2003 foi o ano de reviver o Ofício de Trevas, na Igreja do Carmo, quando o Vozes de Itu passou a cantar os responsórios para as Matinas de Quarta-feira santa de Tristão Mariano.
Em 2008, o Vozes de Itu, em parceria com o Museu da Música e a ACADIL, celebrou o centenário da morte de Tristão Mariano com a restauração de sua Missa de Requiem, cantando a coro e orquestra na Igreja do Bom Jesus.
Desde 2012 as partituras originais do compositor voltaram a Itu, por doação da Profa. Neide Rodrigues Gomes ao Museu da Música – Itu, e têm servido para pesquisa e transcrição do material. O Vozes de Itu, a Schola Cantorum de Itu e o Coro do Bom Jesus têm apresentado esse repertório, incluindo algumas peças pequenas, em suas apresentações, seja na liturgia católica, seja em concertos.
A memória de Tristão Mariano, nome de rua na Vila Nova, desde a década de 1970, patrono de Cadeira na ACADIL e compositor parece ter ultrapassado o tempo do esquecimento.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica
do Bom Jesus