Advento

Com essa palavra os pagãos queriam indicar a vinda do seu deus; preparavam dessa maneira a festa do “nascimento do sol”. Nós cristãos festejamos, nos alegramos no dia de Natal, mas não é este o aspecto principal.
Os cristãos aplicaram esses significados na “vinda” ao mundo do próprio Deus que se manifestara em Jesus; reservaram, porém, o termo “advento” para o período dedicado à preparação desta “vinda”.
A essa altura alguém poderia perguntar: Mas Jesus já não veio? Por qual motivo então preparar-se como se ele tivesse que vir outra vez? O Natal é somente uma festa de aniversário? O Advento é o tempo de prepara-la, comprando alimentos, bebidas, convidando amigos para festeja-la? Não! O Advento não é só isso. Nós cristãos festejamos, nos alegramos no dia de Natal, mas isso não é o mais importante.
O que fazer no Advento?
A palavra de Deus, que nos acompanhará nos próximos domingos, nos ensina que Jesus não veio somente uma vez. Ele continua vindo!
Vem e está presente nos acontecimentos alegres e tristes da nossa vida; vem e está presente naqueles que difundem seu Evangelho, anunciando, com amor, suas palavras de paz, de reconciliação, como também naqueles que se dedicam para construir um mundo novo.
Jesus vem, continua vindo, mas estamos prontos para reconhece-lo? Sabemos como descobrir a sua presença em qualquer acontecimento da vida? Ou sentimos medo que sua mensagem nos perturbe, que exija uma transformação nos nossos hábitos? Preferimos, muitas vezes, fechar os olhos e ouvidos?
Há necessidade que Jesus venha! Para quem?
Virá para os homens que se deixam dominar pela bebida e começam a falar, falar, falar e ofendem, tornam-se violentos com os amigos, e, ao voltarem para casa agridem sua mulher e seus filhos?
Virá para os jovens que não estudam, repetem um ou mais anos seguidos, não trabalham e nas festas perturbam a todos, principalmente as moças?
Virá para uma comunidade cristã, com alguns membros que não assumem seus compromissos, não entendem porque outros paroquianos são tão dedicados, preferindo isolar-se, sem ajudar-se reciprocamente para o bem de toda a comunidade?
Virá para países onde existem preconceitos, violência, ódio, rancores e vinganças? – nosso país faz parte desse grupo? – sem falar das guerras, perseguições a outros povos, desprezando completamente a mensagem tantas vezes proclamadas por Jesus Cristo sobre “a paz estar sempre conosco?”
Afinal, Jesus já chegou?
Não! Ainda não chegou enquanto não forem removidos esses obstáculos que impedem sua chegada, antes deverão ser derrubadas as barreiras e aterrados os vales que dividem os homens, porque tudo aquilo que nos afasta uns dos outros, afasta também Cristo Jesus.
Mas, não está tudo perdido! As leituras das missas do Advento (30 de novembro a 24 de dezembro) nos convidam a manter os olhos bem abertos para poder preparar os caminhos que Jesus escolheu para proporcionar a todos os povos, sem exceção, encontrar a felicidade, pois sem ele restarão apenas os critérios humanos que, como já vimos, trarão apenas sofrimentos para todo o lado que olharmos.


