A Equipe Nacional de Animação do Sínodo traça ações para a fase de implementação do Sínodo no Brasil

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo, cujos nomes foram aprovados na última reunião do Conselho Permanente em junho, se encontrou de forma online na última quarta-feira, 16 de julho, para traçar rumos para a fase de implementação do Sínodo no Brasil.
O grupo refletiu sobre o documento publicado dia 7 de julho, pela Secretaria Geral do Sínodo, intitulado “Pistas para a Fase de Implementação do Sínodo”, com cerca de sessenta páginas, quatro capítulos, indicações e orientações para acompanhar a última fase do processo sinodal iniciado em 2021.
A equipe pontuou que o documento valoriza o caráter próprio de cada Igreja local, propondo liberdade e, ao mesmo tempo, incentivando a criatividade na implementação do Sínodo conforme cada realidade e apresenta uma programação clara para os próximos três anos, culminando na Assembleia Eclesial de 2028.
Para a acolhida do documento no Brasil, a equipe avalia que o tema da sinodalidade precisará ser mais claramente incorporado de forma transversal ao Instrumentum Laboris e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil a serem aprovadas na 62ª Assembleia Geral da CNBB no próximo ano.
O documento também atribui à Equipe Nacional de Animação do Sínodo um duplo papel de estimular as dioceses com a oferta de uma formação continuada e a promoção da reflexão teológico-pastoral e o de manter uma interface com a Secretaria Geral do Sínodo, assegurando alinhamento e comunicação com a Igreja no Brasil.
Iniciativas a serem desenvolvidas no Brasil.
No Brasil, a equipe buscará ainda ampliar a articulação com organismos eclesiais e organizará o um cronograma para evitar sobreposição de datas com eventos da CNBB, especialmente em vista da 62ª Assembleia Geral e do calendário sinodal.
A equipe buscará ainda qualificar a comunicação nesta nova fase, dando visibilidade às boas práticas e experiências de comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Também vai promover um ambiente digital mais sinodal e produzir vídeos formativos explicando o processo de implementação.