Venerável Maria Teodora: cem anos de uma semente que continua a frutificar

Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Itu/SP
Diocese de Jundiaí
“Devo meu restabelecimento, antes de tudo, ao Sagrado Coração de Jesus; não lhe posso agradecer suficientemente.” (Venerável Maria Teodora Voiron)
Ao celebrar o centenário da Páscoa de Madre Maria Teodora, faço memória à história de vida de Luísa Josefina, que, aos 10 anos, tornou-se órfã e assumiu as responsabilidades da casa. Não nos restam dúvidas de que, nesse momento, iniciava-se o processo de santidade daquela que, mais tarde, viria a ser Madre Maria Teodora, a primeira provincial das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil.
Em maio de 1859, ao chegar em terras brasileiras, foi designada para trabalhar na cidade de Itu, onde iniciou os trabalhos com os enfermos na Santa Casa de Misericórdia e, posteriormente, na área da educação. Seus trabalhos foram de grande impacto; por meio da missão da Igreja, vidas e lugares foram transformados.
A vida da Venerável Maria Teodora foi inteiramente dedicada a uma religiosidade sem medida. Desde jovem, ao sair de sua terra natal, lançou-se aos ventos que a trouxeram ao Brasil. Certamente, não se lançava aos ventos físicos, mas ao sopro do Espírito Santo, que a conduziu até o último instante de vida. Com total amor e devoção à Eucaristia,
Maria Teodora enfrentou, sem dúvida, momentos de dor, sofrimento e angústia, mas todos foram superados quando ela repousava seu fardo no amantíssimo Coração de Jesus, que, de forma incondicional, sempre manifestou o amor de Deus por todos nós.
Foi esse amor que conduziu a vida religiosa e espiritual de Madre Teodora nas atividades junto aos pobres primeiro, cuidando das feridas e enfermidades físicas; depois, acalentando as almas daqueles que são a verdadeira riqueza da Igreja.
Posteriormente, Madre Teodora ampliou o horizonte da educação, também voltando-se aos pobres, oferecendo-lhes condições para se desenvolverem intelectualmente e, assim, não apenas aprender uma profissão ou saber ler e escrever, mas tornar-se sementes cristãs na sociedade. Ao ensinar a ler e escrever, ensinava também as Sagradas Escrituras, partilhando a Palavra de Deus. Esse legado é seguido até hoje pelas Irmãs de São José de Chambéry, que educam crianças e jovens para que sejam pessoas dignas e, com seu testemunho de vida cristã, edifiquem uma sociedade pautada nos valores do Evangelho.
O amor manifestado pelo Sagrado Coração de Jesus foi o fio condutor que guiou essa mulher, que, ainda jovem, recebeu sobre os ombros a responsabilidade de conduzir uma casa em tempos difíceis da França revolucionária.
Quantas preces, pedidos e súplicas Madre Teodora fez aos pés do Sagrado Coração de Jesus! Com certeza, pedia forças para suportar a árdua missão que Deus colocava em sua vida. Certamente, nunca se deu conta do incomensurável trabalho realizado em favor da Igreja e do próximo, seja na área da saúde, seja na educação. Sempre levou dignidade aos irmãos, pois via neles a imagem e semelhança de Deus. Por isso, procurava sempre levar o amor do Sagrado Coração de Jesus a todos aqueles que atendia, por meio de seus atos e gestos.
Ao celebrarmos cem anos de sua ida à vida eterna, ressoam para nós suas virtudes heroicas e o modo como testemunhou e viveu o Evangelho, na obediência e dedicação à Igreja. Que possamos nos espelhar na vida simples e humilde da Venerável Maria Teodora, que transmitiu, por meio de seu trabalho, o infinito amor do Sagrado Coração de Jesus.
Veja também:
- Especial Venerável Maria Teodora Voiron: somos chamados a espalhar suas “sementes de santidade”
- O testemunho de Madre Teodora permanece vivo – Irmã Luiza Rodrigues ISJ
- Papa Leão XIV participa do centenário
- A bondade misericordiosa de Jesus – Dom Vicente Costa
- Madre Maria Teodora – Jornal “A Federação” (18/07/1925)
- A força oculta do Bem em Madre Maria Teodora Voiron – Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
- O chamado ao serviço pela mansidão e humildade – Maria Sílvia dos Santos Costa
- Irmã Maria Teodora – Pe. José Maria Monteiro (08/11/1924)
- Venerável Maria Teodora: cem anos de uma semente que continua a frutificar – Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi
- Venerável Maria Teodora: Intercessora dos Pobres, Testemunha da Fé – Irmã Dolores Lahr ISJ