Irmã Maria Teodora

Pe. José Maria Monteiro
(publicado no Jornal A Federação em 08/11/1924)
Salve 9 de Novembro. Amanhã completa mais um ano de vida religiosa, a santa velhinha do Patrocínio, que depois de tanto trabalhar para Deus e para o Brasil, afinal, alquebrada pelos anos, martirizada pelas doenças, baixou à cela do silencio, onde vive rodeada dos carinhos das Irmãs e ungida das saudades dos que vivem aqui fora.
Trabalhou por Deus, fermento no alicerce da moral católica, o coração de um número quase infinito de meninas; trabalhou para o Brasil, educando aquelas que hoje são as mães brasileiras que também vão legando aos seus filhos as lições de civismo e de amor à Pátria, que aprenderam no Patrocínio, quando tinham a ventura de viver à sombra protetora da Irmã Maria Teodora.
No dia de hoje, um coro uníssono de vozes vem de longe, até o Patrocínio, são as colegiais de S. Paulo, Campinas, Taubaté, Jaú, Piracicaba, Franca, são os asilos, hospitais e orfanatos entregues às beneméritas Irmãs de S. José, que vêm cantando o hino da gratidão à sempre querida Irmã Maria Teodora, cuja figura bela como o anjo do bem, ainda perpassa por todos esses templos de instrução e de caridade fundados por ela. Deus sabe com quantos sacrifícios.
Itu, por quem a Irmã Maria Teodora tanto trabalhou, não fica muda neste concerto harmonioso de vozes que sobem, hoje, de tantos lugares, para dar-lhe os parabéns; por isso, a cidade em peso, tomando parte nos festejos que lhe fazem, também diz com entusiasmo: Irmã Maria Teodora, para nossa felicidade, ad multos anos.
Bem perto do Patrocínio ainda existe o Externato de S. José, por onde já passaram tantos meninos e meninas desta cidade. Quem escreve estas linhas foi um dos primeiros alunos do Externato. Manda a gratidão que, em meu nome, e em nome dos antigos alunos, no dia de hoje, eu venha trazer para a santa velhinha uma braçada de flores; estas flores brotaram do amor filial que lhe consagramos.
Descansai Irmã Maria Teodora; já feristes tantas batalhas e já ganhastes tantas vitórias. Ao vosso lado está a nova Superiora, senhora de vasto horizonte que vai conservando e alargando o que fizeram os vossos suores.
Irmã Maria Teodora está no ocaso da vida. Mas este ocaso é como o de muitos outros que morrem iluminando o céu. Que este ocaso ainda se prolongue por muitos anos para iluminar com seus conselhos o céu constelado da Congregação de São José.
Salve 9 de Novembro!
Veja também:
- Especial Venerável Maria Teodora Voiron: somos chamados a espalhar suas “sementes de santidade”
- O testemunho de Madre Teodora permanece vivo – Irmã Luiza Rodrigues ISJ
- Papa Leão XIV participa do centenário
- A bondade misericordiosa de Jesus – Dom Vicente Costa
- Madre Maria Teodora – Jornal “A Federação” (18/07/1925)
- A força oculta do Bem em Madre Maria Teodora Voiron – Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
- O chamado ao serviço pela mansidão e humildade – Maria Sílvia dos Santos Costa
- Irmã Maria Teodora – Pe. José Maria Monteiro (08/11/1924)
- Venerável Maria Teodora: cem anos de uma semente que continua a frutificar – Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi
- Venerável Maria Teodora: Intercessora dos Pobres, Testemunha da Fé – Irmã Dolores Lahr ISJ