Festa de São Cristóvão começa neste sábado com missas, quermesse e pedalada solidária

Têm início neste sábado (19/07) as festividades em honra a São Cristóvão, na paróquia que têm o santo como padroeiro. As comemorações contarão com Tríduo, Missa Solene e a tradicional Procissão Motorizada, com bênção dos motoristas e veículos. Neste ano, também haverá uma “Pedalada Solidária”, além de uma animada quermesse com shows musicais.
(Foto em destaque: Procissão motorizada de São Cristóvão, em 2023. / PASCOM PSC)
Segundo a tradição, Reprobus – nome de São Cristóvão antes de sua conversão -, era um homem de grande estatura e bruta aparência. Com formação militar e dotado de notável força física, ele buscava servir ao rei mais poderoso do mundo. Após um tempo de procura, descobriu que nenhum rei da terra se comparava a Jesus Cristo. Converteu-se então ao catolicismo e, após a catequese de um eremita, foi batizado. Passou a viver às margens de um rio de águas turbulentas, ajudando as pessoas na travessia para, assim, servir a Jesus ajudando ao próximo.
Numa ocasião, apareceu um menino que pediu para ser levado até a outra margem. Com o pequeno nos ombros, Reprobus começou a travessia. No meio do leito do rio, o menino ficou muito pesado e os dois quase afundaram. Quando chegaram à outra margem, São Cristóvão questionou o menino: “Porque és tão pesado assim?”. Ele respondeu: “porque eu carrego o peso do mundo”. Aquele menino era Jesus Cristo, o Criador.
Esta história marca a conversão de Reprobus, que se torna Cristóvão – em latim: “aquele que carrega Cristo” – e é venerado como padroeiro dos viajantes e dos motoristas. Após converter muitas pessoas, São Cristóvão foi condenado à morte pelo imperador Décio por anunciar corajosamente o nome do Jesus. Ele foi martirizado na Lícia, atual Turquia. (Fonte: Portal Canção Nova)
Duas semanas de festa
A 42ª edição da Festa de São Cristóvão contará com grande programação religiosa em honra ao santo, iniciando neste sábado (19), com Missa em Ação de Graças, às 18h. No domingo (20), Missas em Ação de Graças, às 9h30 e às 18h.
O Tríduo em honra ao “protetor dos motoristas e viajantes” acontecerá de terça (22) a quinta (24), às 19h. Na sexta (25), dia dedicado a São Cristóvão, haverá Missa Solene às 19h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. A missa celebra o Jubileu dos Motoristas, em virtude do Ano Santo Jubilar da Igreja, e contará com benção das chaves dos veículos.
No sábado (26), às 18h, Missa em Ação de Graças e bênção pelo Dia dos Avós e dos Idosos. No domingo (27), às 8h, Missa com bênção das chaves, documentos dos veículos, santinhos e motoristas. Às 9h30, acontece a Procissão Motorizada, com bênção dos motoristas e veículos na chegada. No final do dia, às 18h, Missa em Ação de Graças.
A programação festiva contará com Quermesse em dois finais de semana: sábados (19 e 26) e domingos (20 e 27), a partir das 19h; sexta (25), a partir das 20h. Haverá barracas de comidas e bebidas, além de shows musicais ao vivo todas as noites, às 20hs. Nos domingos (20 e 27), haverá almoço a partir das 11h, com “costela fogo de chão” e torresmo pururuca, além de shows ao vivo.
Pedalada Solidária
Neste ano, a Festa de São Cristóvão contará também com uma “Pedalada Solidária” neste domingo (20), fazendo parte do 40º Encontro Mountain Bike (MTB) Entre Grupos. O evento, que já se realiza há diversos anos em cidades da região, reúne pessoas que amam pedalar, respirar ar puro do campo e fazer o bem. Toda a arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade e ao Lar Santo Inácio, ajudando diretamente quem mais precisa.
O pedal será para todos os níveis, com percursos de 15 ou 30 quilômetros. Muito companheirismo, belas paisagens e aquele sentimento único de estar pedalando por uma causa nobre! E logo após o pedal, todos os participantes estão convidados a participar da tradicional Festa de São Cristóvão, “protetor dos viajantes”!
As inscrições custam R$ 15 mais 1 kg de alimento e podem ser feitas no local do evento ou pela internet (com taxa de R$ 2,50). A concentração acontecerá neste domingo (20), às 7h, na praça em frente à Igreja Matriz São Cristóvão, com saída às 8h30. Haverá medalhas para os primeiros 400 inscritos.