Centenário de morte da  Venerável Maria Teodora Voiron
Compartilhe

No próximo dia 17 de julho, a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil, em união com a comunidade ituana, celebrará o centenário da morte da sua primeira Superiora Provincial, a religiosa francesa Maria Teodora Voiron, cuja fama de santidade e devoção também completam o centenário. Madre Teodora, como ficou conhecida em Itu, onde viveu 66 anos, foi pioneira na educação feminina em São Paulo e exemplo de voluntariado em causas sociais, responsável pela criação e manutenação de um conjunto de colégios, orfanatos, casas de saúde para idosos e hospitais por todo o Estado, exemplo máximo de doação da vida a quem precisa.
Desde 1942 tramita na Igreja Católica um processo para a sua canonização. Em 1989, após analisar os seus escritos e a sua vida extraordinária, o Dicastério da Causa dos Santos declarou que o Povo de Deus pode contar com essa alma especial, concedendo-lhe o grau de Venerável. Por isso, os seus restos mortais foram conduzidos para a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, onde repousam para veneração dos devotos.
Em 2024 teve início uma série de eventos para divulgar melhor a sua vida e obra e fortalecer a devoção entre os católicos. Todos os dias 17 têm sido marcados por um encontro de orações com a comunidade. O site www.madreteodoravoiron.com.br aproximou o contato com fiéis e interessados.
Em junho foi publicado “Na trilha da Venerável Maria Teodora Voiron”, 30 dias contemplando as máximas deixadas pela religiosa, que pode ser adquirido no Patrocínio. Realizaram-se também algumas lives, divulgadas pelas redes digitais, a cada mês com uma temática especial, com a participação de religiosos e leigos, cujos depoimentos ajudam a percebermos a grandeza da obra de Madre Teodora.
Diversos meios de comunicação já fizeram matérias ou estão preparando-as para que julho possa ser um mês em que as atenções se voltem ao Patrocínio, para a história e a realidade da educação católica, para que se possa perceber nas virtudes de Madre Teodora um caminho de santificação pessoal.
No dia 17 de julho haverá uma programação especial, quando a Igreja dos Patrocínio e o Memorial Venerável Maria Teodora Voiron estarão de portas abertas aos peregrinos; dezenas de Irmãs de São José de todo o Brasil estarão reunidas para celebrar esse centenário tão significativo para a sua história, a fim de marcá-lo com um ponto de apoio à história da vida cristã no Brasil. Na ocasião será amplamente divulgada a biografia da Venerável Maria Teodora através de uma edição especial do Jornal A Federação e do seu Necrológio, publicado há cem anos, traduzido e preparado ao peregrino de hoje.
Programação
16 de julho de 2025, quarta-feira
19h30 a 20h30 – Vigília de orações: preparação ao centenário de morte da Venerável Maria Teodora.
17 de julho de 2025, quinta-feira
7h. Missa em ação de graças pela Venerável Maria Teodora Voiron
9h30. Caminhada da Praça Regente Feijó à igreja do Patrocínio
Memória da missionariedade das Irmãs de São José.
10h20 – Missa em ação de graças pela Venerável Maria Teodora no mesmo horário de sua morte
Memória das 120 primeiras Irmãs francesas vindas a Itu.
16h – Missa solene celebrada pelo bispo emérito D. Vicente Costa.