Padre Luís Gracio é o novo administrador da Paróquia São João Batista
Compartilhe

No último domingo (16/02), a Paróquia São João Batista celebrou a Posse Canônica do padre Luís Ricardo da Silva Gracio como seu novo administrador paroquial.

A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, com a presença de diversos padres e diáconos da diocese e região. Antes da missa, aconteceu o rito de posse de padre Luís, com a assinatura dos documentos que oficializam o momento. 

Em seguida, a missa reuniu aproximadamente 500 fiéis na Igreja Matriz São João Batista, incluindo paroquianos das paróquias Cristo Rei, de Salto, e Nossa Senhora da Alegria, de Cajamar, onde padre Luís Ricardo exerceu seu ministério anteriormente. A celebração contou com a presença de muitos fiéis da Paróquia São João Batista, que acolheram os visitantes com muita alegria e fé. O espaço da igreja ficou totalmente tomado pelos fiéis, sendo necessário utilizar uma estrutura externa para acolher todos os presentes. 

Durante a cerimônia, Dom Arnaldo entregou a chave do sacrário a padre Luís Ricardo, representando sua responsabilidade de ser a presença de Cristo junto à comunidade. Bispo e sacerdote rezaram juntos em frente à pia batismal e também na capela do Santíssimo Sacramento.

Padre Luís Gracio

Vocação surgida em Itu, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Luís Ricardo da Silva Gracio iniciou seus estudos em preparação ao sacerdócio em 2012, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Entre as muitas atividades como seminarista, realizou experiência missionária na Diocese de Registro (SP), no Vale do Ribeira.

Foi ordenado diácono transitório no dia 7 de agosto de 2020, pelas mãos do então bispo diocesano, Dom Vicente Costa, e exerceu seu ministério como diácono na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí. Também pelas mãos de Dom Vicente, foi ordenado presbítero em 31 de janeiro de 2021, em cerimônia realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Itu.

Em seguida, assumiu como vigário paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Salto, permanecendo até o final de 2022. Em janeiro de 2023, iniciou sua missão como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Alegria, em Cajamar, onde permaneceu até janeiro. Em dezembro de 2024, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia São João Batista, em Itu, assumindo sua nova missão no último domingo (16).

Abaixo, imagens da cerimônia de posse. (Fotos: Waleska Lovatto / PASCOM PSJB)

 

Rito de posse

Missa de posse