Festividades em honra a Santa Luzia contam com carreata, novena e procissão
Compartilhe

A Comunidade Santa Luzia, localizada no Jardim Aeroporto, inicia neste domingo (01/12) as festividades em honra a sua padroeira, com carreata pelas ruas do bairro. As comemorações prosseguem até dia 13, dia dedicado à santa.

(Foto em destaque: Padre João Renan e diácono Moura nas festividades de Santa Luzia em 2022. / PASCOM PSLG)

Luzia nasceu em Siracusa, Sicília, na Itália, no final do século III, em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos. O pai de Luzia morreu quando ela era muito pequena, sendo criada pela mãe, da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus. Ao crescer, decidiu tornar-se religiosa de vida consagrada a Deus. Prometida em casamento, foi acusada por não querer se casar. Insistindo em sua vocação religiosa, vendeu todos os seus bens para dar aos pobres.

Foi perseguida pelas autoridades, sendo condenada à morte por não negar a sua fé. Santa Luzia foi decapitada em 13 de dezembro do ano 303. Conta-se a história que, antes da sentença final, teriam arrancado os seus olhos, o que lhe valeu a devoção de “protetora dos olhos”. Santa Luzia foi reconhecida pela Igreja por seu testemunho de fé e entrega total aos planos de Deus, tendo defendido até os seus últimos dias, o amor e a fidelidade a sua vocação cristã. (texto adaptado de Portal Paulus)

As comemorações na comunidade do Jardim Aeroporto, pertencente à Paróquia São Luís Gonzaga, têm início neste domingo (1) com a carreata, saindo às 8h30 de frente da igreja da comunidade e percorrendo as ruas do bairro.

A Novena em honra a Santa Luzia tem início na quarta-feira (4) e prossegue até o próximo dia 12, com a presença de padre convidados: segunda a sábado, às 19h30; domingo, às 18h30.

Na sexta (13), dia dedicado à santa, haverá Missa Solene e Procissão. O início da celebração acontecerá às 19h30, na Associação de Moradores do Jardim Aeroporto (AMJA), na rua Abílio Piunti, nº 500. Em seguida, haverá procissão até a igreja da comunidade, onde a missa terá continuidade.