Terço dos Homens: “vendo a Cristo com o olhar de Maria”
Compartilhe

O movimento Terço dos Homens celebrou o dia nacional do movimento pela segunda vez no último dia 8 de setembro. Em Itu, várias paróquias e comunidades contam com grupos de “homens do Terço” que se reúnem semanalmente para rezar o Terço.

Com iniciativas registradas no Brasil desde 1936, o movimento mais recente do Terço dos Homens teve início em 1996, em Pernambuco, por influência da Campanha da Mãe Peregrina, experiência brasileira a partir do movimento da Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Com a criação e a organização de um grupo na cidade de Olinda em 1998, o movimento do Terço dos Homens se espalhou pelo Brasil.

Não há registro do número de grupos e “tercistas” existentes hoje no país. O Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, contou, em entrevista ao Portal A12, em 2020, que o número de homens em atividade pode chegar a 2 milhões em todo o Brasil. Em fevereiro deste ano, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu mais de 80 mil pessoas na 16º Romaria Nacional do Terço dos Homens, maior romaria anual ao Santuário.

Dom Gil – que já foi bispo diocesano em Jundiaí – enviou uma mensagem de incentivo aos grupos espalhados por todo o território nacional, por ocasião da celebração do dia nacional celebrado em setembro do ano passado: “Continuemos a rezar o terço, pois o terço é uma das devoções mais belas da Igreja, praticadas pelo povo, por padres, por bispos, pelos papas, seminaristas, religiosos, religiosas. É toda a igreja que reza o terço. Há mais de 800 anos, o terço vem sendo uma oração popular, fácil e, ao mesmo tempo, profunda, de meditação da vida de Cristo. E nós fazemos isto sempre certos de que estamos vendo a Cristo com o olhar de Maria.” (com informações do Portal A12)

Terço dos Homens em Itu

Confira os dias e horários de reza semanal do Terço dos Homens nas paróquias e comunidades de Itu:

  • Igreja Matriz São José – Toda terça, às 19h.
  • Igreja Matriz São Camilo de Léllis – Toda terça, às 19h30 (com Adoração ao Santíssimo Sacramento na 3ª terça-feira do mês)
  • Com. N. Sra. das Graças e São Roque (Potiguara) – Toda terça, às 20h.
  • Igreja Matriz São Judas Tadeu – Toda quarta, às 18h.
  • Igreja Matriz São João Batista – Toda quarta, às 19h.
  • Igreja Matriz São Luís Gonzaga – Toda quarta, às 20h.
  • Igreja Bom Jesus (Centro) – Toda quinta, às 19h.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida – Toda quinta, às 20h.
  • Igreja Matriz Senhor do Horto e São Lázaro – Toda quinta, às 20h.