Missa marca os 800 anos das chagas de São Francisco de Assis
Compartilhe

Nesta terça-feira (17/09), a Igreja, em especial a Família Franciscana, celebra os 800 anos do episódio em que São Francisco de Assis recebe em seu corpo as chagas de Cristo na cruz. Uma missa será celebrada na Paróquia Sagrada Família para marcar a data.

Conhecido como a Estigmatização de Francisco, esse episódio místico foi fundamental na vida de São Francisco. Dois anos antes de sua morte, em 1224, no alto do Monte Alverne, distante cerca de 160 km de Assis, num período de profundo recolhimento e oração, Francisco tem uma visão do Cristo crucificado em forma de Serafim alado e recebe no próprio corpo as cinco chagas do Cristo na cruz: nas mãos, nos pés e no lado. Desse episódio nasceu a devoção a São Francisco das Chagas.

Frei Daniel Dellandera, OFM, destaca que “as chagas que São Francisco portou durante os últimos dois anos de sua vida revelam mais do que uma experiência única no encontro com o Serafim Crucificado, mais uma identificação de quem, em sua vida, buscou assemelhar-se em tudo ao Cristo pobre e humilde da Cruz.” Essa experiência “retrata o ápice de toda a vida de um homem convertido a Cristo”. (com informações dos sites franciscanos.org.br e mosteirodaluz.org.br) 

A missa pelos 800 anos das chagas de São Francisco acontece nesta terça (17), às 19h, na Comunidade São Francisco de Assis, no Portal do Éden.