Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “Na velhice não me abandones” (Sl 71,9)
Compartilhe

A Igreja celebra neste domingo (28/07) o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data que procura despertar a sociedade para a situação dos mais idosos e para a atenção e cuidado necessários com deles.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 para ser celebrado no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, tradicionalmente celebrado em 26 de julho. É uma data para despertar o debate e a reflexão sobre temas acerca da velhice aos quais se deve dar atenção.

Para este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é extraído do Salmo 71: “Na velhice não me abandones” (Sl 71,9). Trata-se da oração de um ancião que nos lembra que a solidão é uma realidade que aflige muitos idosos, muitas vezes vítimas da cultura do descarte e considerados um fardo para a sociedade.

Veja a mensagem do Papa Francisco para o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos neste link.

Promover a cultura do encontro

Diante desta realidade, as famílias e a comunidade eclesial são chamadas a estar na linha de frente da promoção da cultura do encontro, criando espaços de partilha e escuta, oferecendo apoio e afeto: assim se concretiza o amor do Evangelho. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou cinco dicas de como podemos vivenciar esse momento:

1. Escuta e diálogo – Organizar um encontro para ouvir as histórias e experiências dos avós, valorizando suas memorias e aprendendo com os seus conselhos.

2. Celebração litúrgica – Acompanhar os avós durante a Missa, especialmente no Domingo, celebrada na Paróquia onde costumam participar ou na mais próxima de onde residem. Se, por questões de saúde, não foi possível o deslocamento, acompanhar uma celebração na própria casa transmitida pela televisão ou redes sociais.

3. Demonstrar carinho e gratidão – Procurar tratar os avós de forma afetuosa, demonstrando gratidão por sua presença na vida de toda a família. Reconhecer suas contribuições para a família e para a sociedade, de modo que possam se sentir amados e valorizados.

4. Promover momentos de alegria – Organizar atividades divertidas e prazerosas para celebrar o dia em família. Preparar um almoço especial ou um café da tarde, jogar jogos tabuleiro, assistir um filme juntos ou simplesmente aproveitar o tempo na companhia uns dos outros.

5. Rezar juntos – Dedicar um momento para rezar em casa, em família, agradecendo a Deus pela vida dos avós e pedindo a bênção sobre eles. Refletir sobre a importância da fé na vida dos mais velhos e como ela pode fortalecer os laços familiares.

(Fontes: Vatican News e Portal Vida e Família)