Diocese de Jundiaí oficializa a criação de mais 3 paróquias este ano
Compartilhe

A Diocese de Jundiaí divulgou na última sexta-feira (12/07) as datas das cerimônias de elevação de 3 novas paróquias, nas cidade de Cabreúva, Itupeva e Várzea Paulista.

(Foto em destaque: Cerimônia de instalação da Quase-Paróquia Maria de Nazaré, em Cabreúva, em fevereiro de 2023. / Site Diocese de Jundiaí)

As comunidades que serão elevadas a paróquias estão na fase de quase-paróquias, um período em que a comunidade precisa apresentar todo os elementos para ser tornar paróquia. Segundo informações da Diocese, a instalação da quase-paróquia indica que a comunidade alcançou sua maturidade em busca do Reino de Deus e que, a partir desse momento, ganha autonomia administrativa e pastoral e um padre para atender a realidade local e suas necessidades. A elevação a paróquia confirma essa caminhada da comunidade e oficializa sua autonomia. 

A Quase-Paróquia Maria de Nazaré, em Cabreúva, foi criada em dezembro de 2022. Será elevada a paróquia no dia 08 de setembro próximo, tomando posse como primeiro pároco o padre Wanderson Cintra Silva. 

Em Itupeva, a Quase-Paróquia São Vicente de Paulo também foi criada em dezembro de 2022. Desde então vem se preparando para se tornar paróquia, o que acontecerá na cerimônia de elevação no dia 27 de setembro. O primeiro pároco será o padre Fábio Ricardo Gentile.

Já a Quase-Paróquia Santa Luzia, em Várzea Paulista, foi criada em dezembro de 2023 e será elevada a paróquia no dia 13 de dezembro, sendo o padre Rafael de Araújo Santos seu primeiro pároco. 

Nesses três casos, os padres que tomarão posse como párocos já exerciam a função de administrador paroquial desde a criação da quase-paróquia e prosseguem seu trabalho à frente da comunidade.

Com a oficialização das três novas paróquias, a Diocese de Jundiaí chega, no final deste ano, ao total de 71 paróquias, divididas em 11 municípios.

(Com informações do site da Diocese de Jundiaí)