Paróquia São Camilo de Léllis festeja seu padroeiro
Compartilhe

Tem início neste sábado (06/07) a Festa de São Camilo de Léllis, na paróquia que tem o santo como padroeiro, no Jardim Novo Itu. As comemorações contarão com Tríduo, Procissão e Missa Solene, além da tradicional Quermesse. 

(Foto em destaque: Missa do padroeiro, presidida pelo Bispo Emérito Dom Vicente Costa, no ano de 2023. / PASCOM PSCL)

Camilo de Léllis viveu entre o final do século XVI e início do século XVII. Pertencente de uma nobre e tradicional família, Camilo de Lellis foi militar e, pelo seu caráter, expulso da tropa. Viciado em jogo, levava uma vida profana e decadente, chegando a perder todos os seus bens.

Vivendo em situação de mendicância, Camilo foi tocado pela graça divina, arrependendo-se de todos os seus pecados, passando a dedicar sua vida a servir aos doentes pobres em hospitais. Fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos, conhecidos como Camilianos.

São Camilo de Léllis é o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade “mais coração nas mãos, irmão”. (com informações do Portal Camilianos)

Programação 

A Festa em honra a São Camilo de Léllis terá início neste sábado (6) com a Quermesse, que acontecerá em dois finais de semana: sábado (6), domingo (7), sábado (13) e domingo (14), a partir das 18h, com show musical ao vivo todas as noites.

A Quermesse contará com barracas de comidas, como churrasco, crepe, cuscuz, doces, lanches (cachorro quente e pernil), milho, pastel, pizza e sopa; de bebidas, como cerveja, chopp de vinho, refrigerante, vinho quente e quentão; e de brincadeiras, como pescaria e roleta.

No domingo (14), haverá o “Almoço do Padroeiro”, servido no salão ao lado da igreja, com show musical ao vivo. A porção de feijão tropeiro, pernil, arroz e vinagrete custa R$ 35 e as vendas antecipadas acontecem no final das missas do final de semana e na Secretaria Paroquial.  

O Tríduo terá início no próximo dia 11 (quinta-feira), com a presença de sacerdotes convidados: quinta (11) e sexta (12), às 19h30; sábado (13), às 18h. No sábado também haverá Missa dos Enfermos, às 15h.

No domingo (14), dia de São Camilo de Léllis, às 9h, haverá procissão pelas ruas próximas à igreja. Em seguida, acontece a Missa Solene em honra ao padroeiro, presidida pelo bispo emérito de Jundiaí, Dom Vicente Costa. Às 18h30, haverá missa celebrada pelo pároco, padre José Paulo.

Maiores informações, na Secretaria Paroquial: 4022-1610