Santos  juninos
Compartilhe

Estamos celebrando os festejos populares, ou seja, as festas de Santo Antônio, São João, São Pedro. Muitos doces, comidas típicas, músicas caipiras, lembranças da roça dentre as famosas quadrilhas. A origem das festas juninas está no agradecimento dos agricultores do passado, aos santos juninos, a colheita do primeiro semestre do ano. Hoje há mais folclore e festa do que religiosidade nas festas juninas.
Voltemos nossos olhares aos santos juninos com um aspecto mais religioso e identifiquemos o testemunho. Podemos nos perguntar: O que tem haver o testemunho com as festas populares de junho? Muito simples a resposta: Todos os santos juninos – e aqui inclui-se São Paulo, o qual não tem uma festa popular, mas se comemora junto com São Pedro – testemunharam Jesus com palavras ou com seu sangue através do martírio de suas vidas.
Quando falamos em testemunho, temos que ter muito forte em nossa mente, que os santos renunciaram ao seu modo de vida, para viver muito próximo à vida de Jesus Cristo. Houve uma renúncia própria, para anunciar a Cristo, ou seja, eles doaram suas vidas para propagar o Reino de Deus, anunciado por Jesus Cristo e, desta forma, também anunciar a Igreja.
Conservando a essência dos testemunhos dos santos, hoje também somos chamados, através do nosso Batismo, a viver essa doação como cristãos comprometidos com a causa do Evangelho e da Igreja, com a ajuda do Espírito Santo, que nos impulsiona a ser uma Igreja em Saída que caminha de forma sinodal, anunciamos com nossas atitudes e modo de vida, o Reino de Deus.
Quando afirmamos que somos cristãos, estamos dizendo que queremos viver como Jesus viver, amar como Jesus amou e pensar como Jesus pensou. Logo não podemos ser coniventes com as injustiças desta sociedade perversa, que a todo momento fomenta o ódio e, por consequência, a pobreza, miséria e a cultura do descarte.
São Pedro, São João e São Paulo derramaram sangue testemunhado Jesus. Não necessitamos sacrificar nossa vida para testemunhar a Cristo. Basta viver as Bem-Aventuranças que estaremos, de forma silenciosa, dando o testemunho com nossa vida cristã.
São Paulo VI em seu pontificado instruiu o povo em relação a evangelização, afirmava que o modo de vida cristã manifesta a nossa capacidade de comunhão, acolhimento, perdão e caridade, resultando em uma nobre missão de conduzir os demais irmãos, ao caminho do Reino dos Céus.
Portanto, quando estivermos participando de uma festa junina, lembremos do testemunho de vida, que foram os santos juninos, os quais testemunharam com a palavra e a vida a Jesus Cristo e o Reino de Deus.

Viva os santos
juninos!