Corpus Christi: a festa do Corpo e Sangue de Cristo nas paróquias de Itu
Compartilhe

A Solenidade de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira (30/05), movimentou a comunidade católica de Itu, reunindo milhares de pessoas nas missas e na procissão, além dos trabalhos de ornamentação das ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento.

(Foto em destaque: Dom Arnaldo conduz o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro de Itu, na Procissão de Corpus Christi / PASCOM PNSC)

As atividades começaram logo cedo, por volta das 6h, quando os voluntários das paróquias e comunidades começaram a chegar às ruas do centro da cidade para iniciar a confecção dos “tapetes” no trajeto da procissão. Corpus Christi é a única data no ano em que o Santíssimo Sacramento sai às ruas.

As ruas do centro da cidade foram ornamentadas com os tradicionais “tapetes” de Corpus Christi, feitos de serragem, pó de café, tampinhas de garrafa e outros materiais. Para confeccionar os tapetes, muitos voluntários trabalharam desde cedo, como este grupo da Paróquia São José, que enfeitou um trecho da rua Barão do Itaim. (Foto: PASCOM PSJ)
Entre os muitos desenhos e formas que compunham os “tapetes”, muitos deles faziam alusão à Eucaristia, como esta representação do cálice e da hóstia, criada pelos voluntários da Paróquia São Cristóvão. O Corpo e o Sangue de Cristo, entregues por amor a todos os homens, estão no centro da Solenidade de Corpus Christi. (Foto: PASCOM PSC)
Entre os muitos personagens retratados nos “tapetes”, estava o Beato Carlo Acutis, criado pelos voluntários da Paróquia São Luís Gonzaga, num trecho da rua Floriano Peixoto. O adolescente italiano, beatificado em 2020, teve seu segundo milagre reconhecido pelo Vaticano no mês passado e deverá ser canonizado em breve. (Foto: PASCOM PSLG)

Pela manhã, as paróquias e comunidades da cidade realizaram missas e celebrações pela Solenidade de Corpus Christi, reunindo centenas de fiéis para celebrar a “festa do Corpo de Deus”.

Como aconteceu em muitas paróquias, a Paróquia São Judas Tadeu realizou a missa de Corpus Christi no período da manhã, reunindo os fiéis para celebrar a “festa do Corpo de Cristo” e a beleza da Eucaristia. Ao final da missa, padre Matheus conduziu a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento. (Foto: PASCOM PSJT)
A Solenidade de Corpus Christi é um momento especial para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, cujo ministério é levar a Eucaristia aos irmãos, seja nas celebrações ou mesmo em suas casas. Na Paróquia São Camilo de Léllis, os ministros renovaram seu compromisso e receberam uma bênção especial do padre José Paulo. (Foto: PASCOM PSCL)
Na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, uma procissão aconteceu após a missa da manhã, percorrendo as ruas no entorno da Igreja Matriz. O Santíssimo Sacramento foi acompanhado pelos fiéis, que receberam a bênção ao final do trajeto, conduzida pelo padre Fernando, em frente à igreja. (Foto: PASCOM PSHSL)
Devido à distância do centro da cidade, a Paróquia Sagrada Família realizou sua própria Procissão de Corpus Christi na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pirapitingui. Crianças e adultos ajudaram a enfeitar o trajeto. Ao final da procissão, foi feita a adoração ao Santíssimo Sacramento, em frente à igreja. (Foto: PASCOM PSF)

À tarde, uma Missa Solene foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, e concelebrada por vários sacerdotes da cidade.

Em seguida, uma multidão de fiéis acompanhou a Procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro da cidade, com a participação de pastorais, movimentos e muitos fiéis das diversas paróquias. Ao final, Dom Arnaldo deu a bênção com o Santíssimo Sacramento para os fiéis que lotaram a Praça Padre Miguel (Largo da Matriz).

Antes da procissão, uma Missa Solene foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, presidida por Dom Arnaldo e concelebrada pelos sacerdotes da cidade, com a presença de muitos diáconos. Em sua homilia, Dom Arnaldo destacou a importância da Eucaristia na vida do cristão católico. (Foto: PASCOM PNSC)
Muitas pastorais, movimentos e ministérios das diversas paróquias estiveram representados na Procissão de Corpus Christi no centro da cidade. Entre eles, muitos coroinhas, acólitos e, especialmente, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, como o grupo da foto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. (Foto: Dirce Silva / PASCOM PNSA)
O trajeto da procissão foi acompanhado por orações e cânticos, com o apoio de grupos de música litúrgica das paróquias. A Paróquia São João Batista esteve presente com um grupo de músicos e cantores que animaram os fiéis com músicas que lembram o amor de Jesus por nós e sua entrega na Eucaristia. (Foto: PASCOM PSJB)
Centenas de fiéis de diversas paróquias e comunidades de Itu acompanharam a Procissão de Corpus Christi no centro da cidade. Momento único em que Jesus Eucarístico sai às ruas, a Solenidade de Corpus Christi é uma manifestação pública da fé católica na presença de Cristo na Eucaristia. (Foto: PASCOM PNSC)
O bispo diocesano, Dom Arnaldo, deu a bênção com o Santíssimo Sacramento ao final da Procissão de Corpus Christi. O Corpo de Cristo foi conduzido pelo bispo e por diversos sacerdotes pelas ruas do centro da cidade e acompanhado por uma multidão de fiéis, que rezaram e cantaram ao longo do trajeto. (Foto: PASCOM PNSC)

Veja como foi a Solenidade de Corpus Christi nas paróquias da cidade: