Solenidade  de Pentecostes
Compartilhe

Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Recebei o Espírito Santo.”

Evangelho (Jo 20,19-23)

Amados irmãos e irmãs em Cristo, estamos chegando ao final de mais um tempo Pascal e para concluir, a Igreja toda celebra a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espirito Santo. A liturgia convida-nos a olhar para o Espírito Santo e a tomar consciência da sua ação na Igreja e no mundo. Fonte inesgotável de Vida, o Espírito, Dom de Deus sobre os apóstolos e a todos os que creem, transforma, renova, orienta, anima, fortalece, constrói comunidade, fomenta a unidade, transmite aos discípulos a força de se assumirem como arautos do Evangelho de Jesus.
Em cada solenidade de Pentecostes nós cristãos somos atingidos pelo sopro renovador do Cristo: “Recebei o Espirito Santo”. Somos novamente enviados à missão de em Cristo lançar a ponte entre a humanidade e Deus, missão de anunciar a Boa-nova do Reino de Deus, missão esta que recebemos no nosso Batismo, de multiplicar e fazer entender a linguagem do amor onde quer que ela se manifeste.
A festa de Pentecostes vem coroar todo o Tempo Pascal que vivemos intensamente na Igreja. É a riqueza do Ressuscitado no coração dos discípulos e na vida dos cristãos que se esforçam no testemunho de sua fé. Ele nos dá a misericórdia divina e nos conduz à santidade.
No Evangelho de hoje, vemos que os discípulos estavam reunidos em casa de portas fechadas com medo dos judeus, Jesus se coloca no meio deles e diz “A paz esteja convosco”. Paz esta que todos nós necessitamos quando também estamos com medo, estamos temerosos de alguma situação em nossa vida, a paz que Cristo nos deseja é a paz que nos conforta.
Mais uma vez Jesus diz “A paz esteja convosco. Como o pai me enviou, também eu vos envio”. Depois Jesus soprou sobre eles e disse “Recebei o Espirito Santo”. Meus irmãos a partir deste momento nasce a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e enviando-os em missão lhes dá o poder “Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.
O Evangelho apresenta-nos a comunidade da Nova Aliança reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, renovada, a partir do dom do Espírito. Fortalecidos pelo Espírito que Jesus ressuscitado lhes transmite, os discípulos podem partir ao encontro do mundo para o transformar e renovar, os discípulos perdem o medo e tomados de coragem com a ação do Espirito Santo começam a pregar e a anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Boa-nova do Reino de Deus.
Meus irmãos, nós cristãos recebemos de Deus o Espirito Santo no nosso Batismo e o renovamos a cada solenidade de Pentecostes para podermos exercer em nossa vida a missão que nos foi confiada de anunciar a Palavra de Deus, a mesma missão confiada por Nosso Senhor aos seus discípulos.

Deus abençoea todos.