Papa Francisco faz doação para vítimas das enchentes no RS
m comunicado publicado no último dia 09/05, o Vaticano informou que o Papa Francisco doou 100 mil euros para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes que deixaram mais de 100 mortos e 600 mil desabrigados. O dinheiro vem da Esmolaria Apostólica, departamento do Vaticano que faz caridade em nome do Pontífice, e será destinada ao auxílio dos desabrigados. O valor equivale a cerca de R$ 556 mil reais.
De acordo com nota publicada pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, “esse valor será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível”.
Dom Jaime relata que a solidariedade das pessoas tem sido de grande ajuda. “Visitei vários locais onde os desabrigados estão sendo acolhidos, e é verdadeiramente um trabalho extraordinário realizado por tantos voluntários, juntamente com as nossas comunidades. É um trabalho muito bonito.”
O gesto concreto do Papa Francisco reflete sua solidariedade com os afetados pela calamidade no Rio Grande do Sul, que ele havia manifestado após a oração do Angelus, no último dia 5. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse.
(Fonte: Site Diocese de Jundiaí)