Paróquias realizam campanhas para vítimas das enchentes no RS
Compartilhe

Várias paróquias e comunidades de Itu estão realizando campanhas para ajudar as pessoas que foram atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal e de limpeza, roupas e sapatos estão entre os itens mais necessários para os desabrigados.

(Foto em destaque: Roupas, calçados, alimentos, garrafas de água e até colchões estão entre os itens arrecadados pelas paróquias de Itu para os desabrigados do RS. / PASCOM PNSA) 

Situação desoladora

As chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril aumentaram o volume das águas dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí e Sinos, e elevaram o nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, provocando mortes e destruição. Cidades arrasadas, resgates difíceis, famílias alojadas em abrigos improvisados.

Segundo balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado na última quarta-feira (15/05), foram 449 municípios atingidos, afetando mais de 2 milhões de pessoas. Mais de 530 mil estão desalojadas, sendo 76 mil acolhidas em abrigos. No total, 149 pessoas morreram e 108 estão desaparecidas.

Em entrevista ao Vatican News na última terça-feira (14), o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, comentou a preocupação dos gaúchos com o sobe e desce das águas:

“Durante o final de semana choveu muito forte e o Guaíba voltou a subir. Aí se pode imaginar o que isso está significando já há uma semana: regiões inteiras debaixo da água, sobretudo aqui na região metropolitana. No interior do estado a água subiu, desceu e subiu de novo. E agora já está descendo. Os estragos são inúmeros, há cidades aqui que foram arrasadas, destruídas, as imagens são muito fortes. Na região metropolitana, a água subiu, invadiu casas, comércio, ruas, etc, mas não causou tanta destruição, por não ter correnteza. É claro que as casas que estão dentro da água, sobretudo as casas de alvenaria, vão demorar muito para secar e poder serem usadas novamente.”

Problemas com o frio e falta de água potável

A situação agora se complica com as temperaturas baixas desta época de outono no Brasil. Dom Jaime disse que em algumas regiões os termômetros chegaram a marcar 3°C na terça-feira (14/05) no Estado, preocupando o acolhimento a milhares de pessoas nos abrigos:

“Até ontem praticamente não havia possibilidade de secar a roupa usada por essas pessoas. Então, se pode imaginar também a situação. A acesso à cidade continua por um único caminho. O aeroporto continua fechado até o final do mês, provavelmente, senão mais. O próprio aeroporto está dentro da água. Não têm faltado doações, muita coisa está chegando. A solidariedade tem se manifestado de uma forma muito forte e muito bonita. Há preocupação com a água potável. E agora também há uma preocupação muito forte: primeiro com a questão do frio, que pode trazer uma série de consequências para a saúde de muitas pessoas, mas também a tuberculose e a leptospirose. São doenças que começam a se manifestar.”

As campanhas em Itu

As doações lotaram o salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. (Foto: PASCOM PNSA)

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a campanha de arrecadação teve início na última semana. Na quinta-feira (16), uma grande quantidade de itens foi enviada para o Rio Grande do Sul. A arrecadação continua e as doações podem ser entregues na Secretaria Paroquial. Maiores informações: 4022-0197.

Itens arrecadados pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária foram separados e embalados para serem enviados ao RS. (Foto: PASCOM PNSC)

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária reuniu doações na última semana e já enviou ao Rio Grande do Sul. Entre os itens doados estavam principalmente roupas e sapatos.

A Paróquia Sagrada Família marcou a arrecadação para este domingo (19), nas missas e celebrações das 10h, na Matriz e nas comunidades. Informações na Secretaria Paroquial: 4019-1032.

A Paróquia São João Batista está recebendo doações até este domingo (19), na missa das 19h. Os principais itens solicitados são água, materiais de limpeza e de higiene pessoal. Maiores informações: 4025-9014 (Secretaria Paroquial)

A Paróquia São José está realizando a arrecadação e solicitando doações especialmente de agasalhos, cobertores e meias. Maiores informações na Secretaria Paroquial: 4022-2480

Nota da Redação: Diferente do que foi publicado em nossa edição impressa nº 6180 (17/05/2024), as doações arrecadadas pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram encaminhadas ao RS na quinta-feira (16/05).