Paróquias e comunidades celebram Nossa Senhora de Fátima nesta segunda
A Igreja celebra nesta segunda-feira (13/05), o dia de Nossa Senhora de Fátima. Várias comunidades e paróquias realizam orações e celebrações, relembrando as aparições de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal, no início do século XX.
(Foto em destaque: Padre João Renan incensa a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no 6º dia da Setena, na comunidade do Jardim Alberto Gomes. / Dirce Silva – PASCOM PNSA)
Nas palavras de Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Nossa Senhora de Fátima é “uma das maiores invocações marianas espalhada pelo mundo” e está presente em todos os continentes. Milhões católicos têm Nossa Senhora de Fátima como sua protetora e acolhem suas orientações por mais orações e conversão.
Devoção presente em toda a Igreja
A devoção a Nossa Senhora de Fátima tem sua origem no dia 13 de maio de 1917, nas proximidades da cidade de Fátima, em Portugal. Três crianças – Lúcia, Jacinto e Francisca – estavam pastoreando nas colinas quando, sobre uma pequena árvore, surge um clarão e a figura “de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente”.
Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos Francisco e Jacinta, nove e sete anos, respectivamente. Os três eram analfabetos. Elas mudaram radicalmente suas atitudes, passando a rezar e a fazer sacrifícios diários.
Elas relataram aos pais e às autoridades religiosas o que se passou e logo uma multidão começou a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora. As mensagens trazidas por Ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé.
As aparições só começaram a ser reconhecidas oficialmente pela Igreja em 13 de outubro daquele ano, quando sinais extraordinários e impressionantes foram vistos por todos no céu, principalmente no disco solar. Poucos anos depois, os irmãos Francisco e Jacinta morreram. A mais velha tornou-se religiosa de clausura, tomando o nome de Lúcia de Jesus e permaneceu sem contato com o mundo por muitas dezenas de anos. O local das aparições de Maria foi transformado num Santuário para Nossa Senhora de Fátima.
As celebrações em Itu
Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Jd. Alberto Gomes), acontece desde as 6h a Recitação do Terço, que tem início de hora em hora. Às 19h30, haverá Missa Solene, seguida de Procissão Luminosa, encerrando as festividades em honra à padroeira.
Na Igreja Santa Rita, no centro da cidade, haverá reza do Rosário, às 16h, seguida de missa, às 18h.
Na Igreja Matriz São João Batista, a reza do Terço começa às 19h, seguida de missa, às 19h30.
Na Paróquia Sagrada Família, após as celebrações realizadas na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Cidade Nova), haverá Missa e Consagração a Nossa Senhora às 19h, na Igreja Matriz Sagrada Família e Santa Isabel (Vila Martins).