5º Domingo da Páscoa
Compartilhe

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.”

Diác. Luiz EugenioDemarchi
Paróquia São José

Evangelho (Jo 15,1-8)

No domingo passado, a liturgia apresentava Jesus como o bom pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas que ao ouvirem sua voz, o reconheciam.
Nesse domingo Jesus é aquele em que devemos confiar.
Devemos estar ligados à Ele, e dá um exemplo bem prático de como devemos enxergar Jesus: o agricultor que planta sua vinha, rega, poda, cuida, e ainda nos faz um alerta. Devemos estar ligados à Ele, para não corrermos o risco de perdermos a fé, e nos afastarmos do tronco que Ele mesmo anuncia como “a verdadeira videira.
Todo aquele que fica ligado a Jesus Cristo (videira), será fecundo em boas obras, é necessário estar em comunhão para produzir frutos.
A palavra, quando acolhida e compreendida, nos dá a certeza e podemos testemunhar sua presença no mundo, será uma videira repleta de frutos de amor, e justiça.
Porém é necessário deixar-se podar da própria vida, da indiferença, do egoísmo, do orgulho, pois tudo que não está com a verdade do evangelho, vai vendo a fé esmorecer.
Mais uma vez essa imagem que Jesus apresenta, (a videira), especifica que, se permanecer unido à Ele, serão produzidos muitos bons frutos e abundantes.
Quando se desliga do tronco, não se produz nada e este para nada serve.
A poda às vezes é dolorosa, porém faz parte do cuidado para o revigoramento dos ramos e sua fertilidade.
Sem a poda, a videira vai perdendo a vitalidade necessária para produzir frutos de qualidade.
Nós, enquanto seguidores de Jesus, precisamos nos deixar podar para irmos buscar a seiva no tronco, já que os frutos nascem e crescem nos ramos e não no tronco.
Nos manteremos ligados a Jesus quando o tivermos como centro e referência fundamental, como fonte inesgotável da vida.
Atentos à suas palavras, gestos e indicações.
Nos tempos atuais, são propostas a cada instante muitas ofertas que prometem acesso rápido ao sucesso, à realização, aos triunfos humanos, à concretização de todos os nossos sonhos e anseios.
Mais quase sempre, essas propostas nos deixam frustrados e insatisfeitos, e matam a nossa sede de vida autêntica.
A parábola da videira que meditamos hoje, garante que devemos ter consciência, que só em Cristo, podemos encontrar a verdadeiro propósito de vida. Ele deve ser para nós a verdadeira: “Árvore da vida”.
Não façamos com que a autossuficiência, o egoísmo e a ganância, nos levem a outras propostas que nos afastem do tronco (Jesus),
Ainda hoje, Jesus continua oferecendo ao mundo e aos homens os seus frutos, e o faz através daqueles assumem o compromisso de levar a boa nova aos outros.
É nossa missão enquanto comunidade de Jesus, produzir frutos de justiça, de amor, de verdade, de paz e de reconciliação. As mesmas que Ele produziu enquanto estava fisicamente entre nós e proclamava a boa nova do reino, curava os que sofriam.
Jesus Cristo, criou uma comunidade viva, que tem a missão de testemunhar, com gestos concretos, o amor e a salvação de Deus.
Não fiquemos indiferentes diante das situações de injustiça, de sofrimento por que passam os sofredores.
Defendamos a verdade, a justiça; lutemos para construir um mundo mais são e humano. Assumamos a missão que Ele nos confiou.
Assim estaremos ligados a Jesus com a escuta da palavra, na oração e nos Sacramentos.
Nós somos enquanto comunidade, os ramos da parábola, comunidade que experimentamos e acolhemos no batismo, na eucaristia e na reconciliação.
Louvado seja o Cristo
Ressuscitado!