Instituições do Sudeste do Brasil se preparam para receber jovens do mundo todo na 1ª fase do Genfest
Compartilhe

Centenas de jovens espalhados pelo Brasil e pela América Latina já garantiram sua participação na primeira edição internacional do Genfest na América Latina, festival do setor juvenil do Movimento dos Focolares que ocorre a cada  reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas diferentes. O evento é realizado a cada seis anos, e em 2024, pela 1ª vez, o Genfest Internacional será no Brasil, entre os dias 19 a 21 de julho, na cidade de Aparecida, SP. São esperados 6 mil jovens, entre 18 e 35 anos, dos cinco continentes.

O evento terá três etapas: na primeira, de 12 a 18 de julho, fazem uma imersão em projetos sociais do Brasil; na segunda, de 19 a 21 julho participam de um evento com trocas de experiências e manifestações culturais, em Aparecid; e na terceira fase, de 21 a 24 de julho, participam de espaços de encontros onde podem compartilhar seus talentos para formação de líderes e elaboração de propostas concretas para voltadas para a construção de um mundo mais unido. 

Voluntariado

Na 1ª fase do evento, os jovens atuarão como voluntários em mais de 36 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil e Comunidades Sem Fins Lucrativos) do Brasil e da América Latina, a maioria das quais sediadas na região Sudeste do Brasil.

A seguir, seguem informações sobre quatro dessas organizações cujas frentes de atuação são a inclusão para adultos PCD’s (Pessoa com Deficiência), ação comunitária de doação, acolhimento de dependentes químicos, e diversos outros tipos de assistência social.

Sociedade Movimento dos Focolares, de Vargem Grande Paulista/SP – Com 51 anos de existência, a Sociedade Movimento dos Focolares (SMF) foi fundada em setembro de 1972, sendo uma associação civil sem fins lucrativos que atua em atividades beneficentes e filantrópicas com foco em assistência social. O propósito é contribuir para a redução das desigualdades sociais.

A SMF oferece suporte a projetos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações práticas que visam transformar a realidade das comunidades. Para dar conta desse objetivo, a entidade usa de estratégias que fortalecem os vínculos sociais, promovem o desenvolvimento comunitário e disseminam uma cultura de Fraternidade Universal e Ética do Cuidado, beneficiam cedo de 100 famílias. Além disso, projetos são desenvolvidos para jovens, incluindo voluntariado internacional, formação de lideranças e preparação para o mercado de trabalho, atendendo em média 100 jovens por ano.

A SMF promove atualmente atividades em outras 8 organizações. São elas: Centro Social Quilombo do Carmo, Centro Social Jardim Margarida, Casa de Acolhida para PSR (Pessoas em Situação de Rua), Milonga – programa de voluntariado, EJMU (Escola de Jovens por um Mundo Unido), Espalhando Cuidados – Cuidar de quem cuida, Geração de Futuro – noções sobre o mundo do trabalho, e ainda o Futsal Feminino e Masculino, realizado no Jardim Margarida. Cerca de 260 crianças e adolescentes participam regularmente de atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais em dois centros de convivência na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque. Saiba mais em: www.smf.org.brwww.youtube.com/c/SMFocolariwww.facebook.com/smfocolari e instagram @smfocolari.

Associação Comunitária Santo Expedito, de Bragança Paulista/SP – Há alguns anos, o tema “inclusão” começou a receber mais atenção, sobretudo em relação a questões de deficiência na infância e juventude. Quando essas crianças e jovens alcançam a idade limite para acolhida em instituições de assistência social, elas acabam assumindo uma condição de maior vulnerabilidade. O Projeto Casulo, que agora se chama “Centro Dia da Pessoa com Deficiência”, criado por Rita Leme em conjunto com o padre José Roberto Cavasa, busca atender crianças e jovens nessa situação.

Atualmente, o “Centro Dia” atende 56 pessoas com alguma deficiência. Ele foi criado para promover a convivência de jovens adultos PCD’s, incentivando a socialização por meio da interação, autoestima e autonomia, de modo proporcionar dignidade e qualidade de vida a essas pessoas. A instituição busca estabelecer uma interação harmoniosa entre a pessoa com deficiência intelectual, a família por meio de orientação, serviços assistenciais e sociais, além de incentivar a promoção de políticas públicas nessa área. Conheça mais no Instagram @projetocasulobp e www.projetocasulobp.org.br.

Comunidade de Sorocaba/SP – Sediado na cidade de Sorocaba, o projeto social “Padaria Solidária” dá assistência a uma série de pessoas e famílias. Além de produzir pães para doação, o projeto ensina jovens a produzir sabão caseiro com base no óleo usado na padaria, além de promover o conceito e a prática da ecologia integral. A intenção é tornar os jovens agentes de mudança e a serem exemplos em suas comunidades. Durante a 1ª fase do Genfest, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a prática na Padaria Solidária e produzir sabão, entre outros produtos. Saiba mais pela página no Instagram: @familiamalcker.

Fazenda Esperança, de Itu/SP – Considerada a maior comunidade terapêutica da América Latina, a Fazenda da Esperança conta com mais de 160 unidades em 26 países. Há 40 anos acolhe pessoas que buscam um novo sentido na vida, a partir da superação da dependência química. A Fazenda de Itu, chamada “Transfiguração do Senhor”, foi inaugurada em 4 de fevereiro de 2023. Sua missão é acolher pessoas que estão em situação de exclusão e risco social, dando prioridade para dependentes químicos e alcoólatras, tendo em vista ajudá-los a recuperar a própria dignidade. Entre as atividades ofertadas na Fazenda destacam-se a formação humana e espiritual, que inclui diversas intervenções terapêuticas, bem como trabalho diário para garantir o sustento pessoal, o que inclui a produção de bolachas e pães, bem como o cultivo de várias hortaliças. O jovem voluntário do Genfest 2024 terá a oportunidade de participar de todas essas atividades. Acompanhe no Instagram @fazendaesperanca.itu e saiba como ajudar: https://portalfazenda.org.br/espalhando-esperanca/.

Um evento em 3 fases –  Com o tema “Juntos para Cuidar”, o Genfest 2024 está dividido em três fases: a 1ª, voltada à ação social, será realizada de 12 a 18 de julho ao redor do Brasil e em alguns outros países da América do Sul. A 2ª e 3ª fases do evento vão ocorrer na cidade de Aparecida/SP, de 19 a 24 de julho. Mais informações es inscrições no site www.genfest.org.

Serviço – Inscrições e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.