4º Domingo da Quaresma
Compartilhe

por Diác.Raimundo Bezerra Neto
Paróquia São Judas Tadeu

“Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

Evangelho (Jo 3,14-21)

No quarto Domingo da Quaresma, a Igreja se veste de Rosa, cor secundária derivado do Roxo (=Penitência =Quaresma) e do Branco (=Páscoa =Vitória), para nos dizer que somos felizes, que a nossa penitência quaresmal nos traz a certeza da vitória de Jesus, portando, o Domingo da Alegria.
O Evangelho quer nos apresentar a Fidelidade de Deus à Aliança. Deus não desiste do seu grande plano de Salvação. Recorda-nos, o povo no deserto que experimentou tanto sofrimento, e mesmo em meio aos sofrimentos, Deus sempre esteve com eles, inclusive revelando-se por meio de sinais. Posso imaginar a alegria daquele povo ao ver a serpente levantada no poste e a promessa de Deus sendo cumprida (cf. Nm 21,8-9)!
Muito mais, nós, somos felizes, pois, temos um Salvador, Aquele enviado do Pai para nos salvar. Esta alegria deve ser para nós algo que não cabe no peito! Que vai além das nossas imaginações, contudo, vivida a cada momento. Infelizmente, muitas vezes não sabemos viver esta alegria, nem sempre estamos dispostos a viver esta grande verdade.
Jesus diz para Nicodemos que O Filho do Homem vai ser levantado e será uma grande manifestação da Misericórdia de Deus para com todos, uma garantia de vida eterna para todos. Se a serpente foi um sinal, imagine o Filho de Deus?
É triste de ver tantos “católicos” com sede, tanta sede nas margens do Manancial. Este Manancial (Jesus) hoje diz para mim e para você: adentre-se! Deixe de ser “católico” só para dizer ser, mas vamos vivênciar esta grande graça, vamos nos fortalecer na vivência comunitária e na Fé!
Jesus veio para mostrar a todos nós o grande Amor de Deus. Um amor que não condena, muito pelo contrário, Amor que liberta!
O Evangelho nos diz que “Deus amou tanto o mundo que deu seu filho unigênito” (cf. 16), aqui nos lembra da liturgia do 2º Domingo da Quaresma, que nos falava da fidelidade de Abraão para com Deus, entregando seu único filho para O Senhor. Deus entrega seu único Filho por Amor a cada um de nós, Deus é fiel e não desiste do plano de Salvação.
Jesus não veio com uma missão negativa nem de judiciário, mas com uma missão positiva e de Amor (cf. 17), de Salvação, mostrar a todos nós que Deus não nos abandona. Tantas são as situações que o mundo quer nos mostrar que estamos a mercês, esquecidos, mas Deus mostra que está presente, cuidando de todos os momentos de nossas vidas.
Contudo, o Evangelho deixa muito claro que existe a Luz e as trevas, qual será a nossa (minha) opção?
Que neste tempo quaresmal, possamos nos colocar frente à Luz, deixar transparecer todas as nossas falhas, nossas limitações, nosso pecado, no sentido de sermos iluminados e despertar no nosso interior o desejo de mudanças. Todos nós temos esta necessidade, por isso o Senhor nos convida a crêr, quem crê não será condenado (cf. 18)!
Que O Senhor nos ajude! Que nossas ações sejam realizadas Nele!