08 de Março – Ano de 1924

Convento da Immaculada Conceição
Assim se chama o convento instalado no bello palacete que foi de D. Carolina Prado, na aprazivel chacara denominada “Villa Eduardo”.
Ali já se acham 7 irmãs e 4 postulantes, sob a inteligente direção da sua Superiora, a veneranda Irmã Maria Clemente da Divina Providencia.
Das Irmãs, apenas duas são extrangeiras, as outras são brasileiras, pertencentes a distinctas famílias. Os seus nomes na vida religiosa são: Irmãs – Maria Francisca, Maria Theresa, Maria Luiza, Maria José, Maria Affonso, que são coristas e irmã Veronica, que se ocupa nos serviços da casa.
As postulantes são as exmas. Sras. dd. Elide, Luiza, Antonia e Alice, cujos nomes de familia ignoramos.
O novo convento fica sem clausura até 18 do corrente, podendo ser visitado pelas familias que quiserem percorrel-o em todas as suas dependencias. Do dia 19 em diante se estabelecerá a clausura, sendo desde então prohibida a entrada no seu interior, menos no locutorio, aonde as famílias e mais pessoas poderão penetrar em visita ou para tratar de algum negocio.
Essas visitas podem ser feitas em qualquer dia da semana, nas seguintes horas: das 9 ½ ás 11 horas da manhã; de 1 ás 3 ½ e das 4 ás 5 da tarde.
Ytú tem a gloria de ser a primeira cidade, não só do Brasil, como de toda a America do Sul, onde esta austera ordem religiosa fundou o seu primeiro convento.
A Ordem do Santissimo Redemptor, a que pertencem estas boas religiosas, foi fundada em 1735 pelo grande Doutor da Egreja Santo Affonso Maria de Liguori, que ainda vivia sobre a terra, na cidade de Roma, quando ali se achava residindo o nosso preclaro e santo conterraneo Padre José de Campos Lara, da Companhia de Jesus, então suprimida por intrigas do Marquez de Pombal e outro ferozes inimigos dos Jesuítas.
Lá na cidade eterna esses dois grandes servos de Deus – Sto. Affonso e o P. José de Campos Lara travaram relações da mais pura e santa amizade. Voltando para o Brasil o Padre Campos veio fundar nesta cidade o Seminario que tinha o seu nome, e onde mais tarde os seus irmãos de habito fundaram o Collegio de S. Luiz. E agora a Ordem fundada por Sto Affonso veio fundar em Ytú o primeiro convento que ella possue no Brasil.
Benvindas sejam essas distinctas e virtuosissimas Senhoras, que só vivem para amar e servir a Deus, e fazer pelo próximo tudo quanto lhes é possível.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.