Vozes de Itu celebra 30 anos de recuperação da memória musical de Itu
Compartilhe

No dia 18 de fevereiro, domingo, às 18h, o Coral Vozes de Itu participará da Missa de preceito na Paróquia de Nosso Senhor no Horto, onde está sepultado o padre Bento Dias Pacheco. Na ocasião celebrará 30 anos de atividade de recuperação da música ituana, o que é chamado de musicologia histórica.

A 19 de fevereiro de 1994 o grupo estabeleceu uma parceria com novo regente, Luís Roberto de Francisco, e desde então, dezenas de obras de compositores de Itu que estavam completamente esquecidas, foram sendo pesquisadas em arquivos em Itu, São Paulo, Campinas, Ouro Preto, Joanópolis, Sorocaba e Salto, transcritas por uma equipe de voluntários e trazidas de volta à cultura pelas vozes do grupo.

Esse movimento cultural fez renascer alguns eventos em Itu, como o Ofício de Trevas, em 2003 e deu impulso à Procissão de Passos, cuja música também foi recuperada integralmente. A musicologia histórica impulsionou a criação do Museu da Música – Itu, exposições e diversas pesquisas já publicadas.

Durante a missa serão apresentadas obras religiosas do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano e José Tescari, já executadas pelo grupo.

O Coral Vozes de Itu foi fundado em 1965 e é mantido exclusivamente pela Associação Cultural Vozes de Itu.