Encontro e exposição celebram  centenário da Cruzada Eucarística
Compartilhe

Um dos mais significativos movimentos juvenis do Brasil no século XX foi a Cruzada Eucarística, versão infantil do Apostolado da Oração. O seu primeiro núcleo, no país, foi fundado na igreja do Bom Jesus a 11 de fevereiro de 1924 e está completando centenário.

Prof. Luís Roberto com lideranças do MEJ do Nordeste – Foto: MEJ Brasil

A Cruzada Eucarística, em seus primeiros anos, era dedicada a crianças que já tinham feito a primeira comunhão e funcionava como a perseverança na fé católica. As reuniões eram animadas e envolviam esportes, cinema, literatura e música. Em Itu, além disso, houve um grêmio teatral e chegou-se a formar um curso ginasial para meninos. A Cruzada chegava a reunir de 200 a 300 crianças anualmente e se espalhou rapidamente pelo Brasil. Manteve por quatro décadas a revista de circulação nacional Cruzados da Eucaristia.
Em 1960 o papa João XXIII transformou o grupo em MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, destinado a pessoas até 25 anos e, ainda hoje é muito forte mundo afora. Somente no Brasil há cerca de doze mil integrantes.
Para celebrar o centenário, as lideranças do MEJ de todos os estados do Brasil estiveram reunidas em Curitiba – PR, a 5ª Assembleia Nacional do MEJ, entre os dias 25 a 28 de janeiro, sob a direção do jesuíta, padre Eliomar Ribeiro para discutir metas de trabalho para os próximos anos. A manhã do sábado, dia 27, foi reservada à história do MEJ no Brasil. Os 140 jovens presentes conheceram melhor como tudo começou em Itu e a realidade cultural do movimento que fazem parte com a palestra do Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux (Itu).
No dia 11 de fevereiro, domingo, será aberta, no Memorial do Apostolado da Oração, na igreja do Bom Jesus, uma pequena mostra com fotos, textos e objetos que narram a trajetória da Cruzada Eucarística e a sua transformação em MEJ, inclusive com material comemorativo do centenário de fundação.
A mostra estará aberta durante todo o ano de terça a domingo, das 7h às 12h e das 14h às 17h com entrada franca. A igreja do Bom Jesus é localizada na Praça Padre Anchieta, s/nº, Itu.