Criadas cinco novas Foranias na Diocese de Jundiaí
Compartilhe

Aconteceu na quarta-feira (31/01), no anfiteatro da cúria diocesana de Jundiaí, a reunião do clero, que contou com a presença de diáconos, padres e do bispo emérito Dom Vicente Costa e Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano. Dentre os diversos assuntos abordados, houve a exposição do tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024, que esse ano propõe o tema: “Fraternidade e Amizade Social”.

(Foto em destaque: Reunião do Clero Diocesano de Jundiaí, no último dia 31/01. / Setor de Comunicação Diocese de Jundiaí)

Ao final da reunião, Dom Arnaldo instituiu a readequação das 11 Regiões Pastorais e a criação de cinco foranias. Também foram promulgados os novos Estatutos do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e Dom Arnaldo deu posse aos Vigários Forâneos.

Assim, desde o dia 31 de janeiro a Diocese conta com três instâncias de governo, sendo a primeira instância composta pelo Bispo e pelo Vigário Geral; a segunda instância formada pelas foranias e, por fim, a terceira instância composta pelas 11 Regiões Pastorais. Com a criação das foranias, algumas decisões e situações serão resolvidas internamente, para que essas questões não precisem ser levadas desnecessariamente às instâncias superiores.

 

Pe. Andersom Ricardo da Silva, Pe. Júlio de Freitas, Pe. Carlos Virillo, Dom Arnaldo, Pe. Marcelo dos Santos e Pe. Robinson Veronezze. (Foto: Setor de Comunicação Diocese de Jundiaí)

Os objetivos principais são: Velar para que os clérigos do vicariato levem uma vida consentânea com seu estado e que cumpram os seus deveres (Cân. 555, §1); Assegurar que as funções religiosas sejam celebradas conforme as prescrições (Cân. 555, §1); Empenhar-se para que os clérigos participem das reuniões gerais e regionais, bem como participem de todas as atividades Diocesanas (retiros, formações, etc..) (Cân. 555, §2); Assegurar os auxílios espirituais aos Clérigos de seu vicariato e se mostre solícito para com aqueles que se encontrem em situações difíceis ou com problemas (Cân. 555, §2); Assegurar aos Clérigos de seu vicariato, enfermos, os auxílios espirituais e materiais (Cf. Cân. 555, §3); entre outras.

Na Diocese de Jundiaí, as foranias serão em número de cinco. Cada uma delas levará o nome de um evangelista, a saber: Forania São Marcos, Forania São Mateus, Forania São Lucas, Forania São João Evangelista e a última será chamada Forania São Paulo Apóstolo. E cada uma contará com o seu Vigário Forâneo, de acordo com os Cânones 553, 554 e 555, para melhor organização administrativa e pastoral.

Aos presbíteros escolhidos para coordenar as foranias, Dom Arnaldo deu posse diante dos demais membros do clero diocesano, para um mandato de três anos. Os padres Robinson Adolfo Veronezze, Júlio de Freitas, Marcelo dos Santos e Anderson Ricardo da Silva professaram a fé e renovaram o juramento de fidelidade. Ao Pe. Norberto Savietto, Dom Arnaldo dará posse em data ainda a ser confirmada.