24 de Novembro de 1923
Compartilhe

Fallecimento
Victimado por insidiosa molestia, contra a qual foram inuteis os recursos da medicina, faleceu, no sábado, 16 do corrente, em sua propriedade agrícola, o estimado cidadão sr. Coronel Flaminio Xavier da Silveira, importante fazendeiro deste município, vereador da nossa Camara Municipal e membro do Directorio politico local.
A sua morte causou geral consternação não só entre os habitantes do bairro, onde residia, como nesta cidade, onde o finado contava numerosos amigos e era geralmente estimado. Por isso o seu enterro, que se realizou ás 5 horas da tarde de domingo, teve grande acompanhamento, e o numero de corôas oferecidas pelos seus amigos desta e de outras localidades foi tão grande, que encheram o carro funebre, e mais dois automoveis. Só da “Casa Alberto” sahiram 40 dessas corôas.
O finado deixa viuva e nomerosos filhos a quem apresentemos os nossos sentimentos de muito pezar.
A missa de 7º dia celebrada hontem, ás 8 horas da manhã na igreja Matriz, esteve muito concorrida. Foi armada uma rica éça coberta de innumeras corôas.

Festa de São Lazaro
Começou quinta feira ultima o tríduo que precede á festa de S. Lazaro, na capella do Hospital dos Morpheticos, tendo as devoções sido bastante concorridas, bem como as missas ali celebradas pelo revmo. sr. P. Arthur Diniz, da residência do Bom Jesus.
Amanhã, pelas 6 ½ a missa será celebrada pelo revmo. sr. Conego Antonio Bueno de Camargo, que distribuirá a Sagrada Eucharistia aos doentes do hospital e aos outros fieis.
Pelas 4 ½ da tarde haverá procissão, que percorrerá a rua do Commercio, até o largo da Matriz, d’onde descerá pela rua Paula Sousa, de regresso para a capella do hospital, havendo apoz a entrada da procissão – o canto da Ladainha, Tantum ergo, e bençam com o SS. Sacramento.
As musicas coraes estão ao cargo da exma. sra. d Isaltina Xavier Pinho.
Encarregou-se da ornamentação da referida capella o sr. Benedicto Pinto Pereira.
Durante a procissão tocará a apreciada banda “José Victorio”.
A comissão composta dos srs. Cornelio Pinho, Antonio Gonçalves da Cruz, Joaquim Borges Corrêa, tem empregado os seus melhores esforços para dar a essa festa o maior brilhantismo possível.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.