29º Domingo do Tempo Comum
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Diác. Reginaldo de Castro
Paróquia Sagrada Família

“Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Evangelho (Mt 22,15-21)

Jesus já está em Jerusalém. O confronto com as autoridades judaicas se acirra cada vez mais, especialmente depois do episódio da purificação do Templo.

A partir do versículo 15, há uma série de controvérsias com os membros do Sinédrio.
Jesus é questionado sobre o imposto a César, a ressurreição dos mortos e o primeiro mandamento da Lei. Por fim, ele faz uma pergunta sobre a identidade do Messias como filho de Davi e os deixa sem resposta.

Fariseus e herodianos conspiram para colocar Jesus à prova. Eles não são próximos. Têm posições bem diferentes sobre o senhorio do Império Romano, que domina a Palestina no primeiro século.

Herodes é um pequeno rei local, dependente da grande estrutura do Império Romano, governado pelo imperador Tibério César.

Começam a pergunta com um longo e falso elogio, marcado pela bajulação fingida.

A pergunta é capciosa: se Jesus disser que não se deve pagar, cria problema com os romanos, pode ser acusado de rebeldia contra o Império; se disser que se deve pagar, poderá ser acusado de colaboracionismo e idolatria, pois a imagem cunhada na moeda, de algum modo, conduz ao reconhecimento do poder imperial.

A resposta de Jesus é muito sábia e habilidosa. O cristão, como cidadão, está sujeito às instituições e ao reconhecimento das autoridades humanas (Daí à César o que é de César), mas a única e verdadeira fonte de autoridade é Deus. Por isso, o cristão deve entregar unicamente a Deus a sua identidade profunda (Daí à Deus o que é de Deus), pois ele é imagem e semelhança de Deus. Acima de qualquer poder humano está Deus. E o homem é a imagem de Deus.

Jesus também esvazia as fantasias de um messianismo político, imaginado por muitos, em Israel, no primeiro século.

A relação com o mundo, com a cultura, com a história, é sempre de tensão. Não pode haver fuga dela, mas também não pode acontecer uma simples acomodação ao mundo no qual vivemos.

A liturgia de hoje nos ajuda a refletir sobre a relação dos cristãos com o universo da política e das instituições. O cristão não vive em um mundo à parte. Ele é cidadão e tem responsabilidades civis, deve pagar impostos, participar da vida de seu bairro, de sua comunidade, deve ter compromisso com a ética, com a construção de um mundo novo.

Os leigos e leigas devem, inclusive, mais e mais participar das eleições como candidatos e candidatas. A igreja não tem partidos, não tem candidatos, mas oferece orientações globais a partir da Doutrina Social da Igreja.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!